Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Passe livre começa a valer em São Caetano do Sul (SP): saiba como funciona

    Passageiros pagavam R$ 5 para circular nos ônibus da cidade, 85ª do país a implementar algum tipo de gratuidade no transporte público

    Leonardo Rodriguesda CNN , São Paulo

    São Caetano do Sul, no ABC Paulista, deixou de cobrar passagens para a circulação nos ônibus municipais, em medida que passou a valer nesta quarta-feira (1º).

    O Programa Tarifa Zero foi aprovado pelos vereadores e teve sua sanção assinada pelo prefeito José Auricchio (PSDB), que chamou a aprovação de “ato de maior relevância do mandato”.

    CNN consultou a prefeitura da cidade, que fica a cerca de 12 quilômetros da capital paulista, para entender como a gratuidade funcionará para os usuários do transporte público.

    Tarifa Zero

    São Caetano do Sul é a 85ª cidade do país a implementar algum tipo de gratuidade no transporte público. Com cerca de 165 mil habitantes, se tornou também o município mais populoso de São Paulo a conceder o passe livre.

    A “universalização do acesso ao serviço público, priorizando o transporte coletivo de qualidade e ambientalmente adequado” é citada no texto aprovado como objetivo do programa. Antes, cada passageiro pagava R$ 5 para transitar de ônibus na cidade.

    Vale para quais ônibus?

    Em todos das oito linhas municipais. A gratuidade não vale para ônibus intermunicipais, mesmo que o passageiro embarque em São Caetano do Sul.

    Vale para quais passageiros?

    Todos desses ônibus. De acordo com a prefeitura, as catracas serão mantidas somente para a contagem de passageiros, mas não haverá cobrança de nenhum deles, nem exigência de cartão ou comprovante de residência na cidade.

    Custo à cidade

    À CNN, a prefeitura disse que o investimento anual previsto é de R$ 35 milhões — ou 1,4% do orçamento previsto para 2024.

    Esse valor será pago à Viação Padre Eustáquio (Vipe), concessionária que opera as linhas de São Caetano do Sul, e considera o aumento do número de passageiros em 50% devido à gratuidade. Atualmente, são 15 mil usuários por dia.

    O Tarifa Zero será custeado pela arrecadação do município com multas de trânsito, tarifas da operação do sistema de transporte e trânsito, venda de créditos de carbono, e ações publicitárias no sistema de transporte (anúncios na janela dos ônibus, por exemplo).

    Benefícios

    Além da possibilidade de acesso a mais cidadãos, a prefeitura considera que o Tarifa Zero gera benefícios ambientais.

    Dados da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) mostram que carros e motocicletas poluem e gastam mais energia do que os ônibus. Com a gratuidade dos transportes coletivos na cidade, há projeção de que a circulação dos veículos individuais reduza.

    Tópicos