Parques de São Paulo devem reabrir com restrições a partir da próxima semana
Áreas verdes funcionarão em horário reduzido e somente durante a semana; esportes coletivos continuam proibidos
Os 107 parques municipais de São Paulo poderão reabrir de segunda a sexta-feira, em horário reduzido e com metade dos portões fechados. A Prefeitura deve divulgar nesta sexta-feira (10) o protocolo completo de reabertura e a expectativa é que a população já possa voltar a frequentar os parques na próxima segunda-feira (13).
Só será autorizado o acesso para algumas atividades e, nesse primeiro momento, ciclismo, corrida e caminhada só serão permitidos com uso obrigatório de máscara. Os esportes coletivos continuam proibidos e as áreas de playground vão permanecer fechadas.
Leia também:
SP tem reabertura tímida de restaurantes; Doria rejeita funcionamento à noite
Não acreditamos que possa haver retrocesso na reabertura em SP, diz Gabbardo
Ainda estão sendo definidos os horários de funcionamento e procedimentos de uso de banheiros e bebedouros.
A administração municipal estuda ainda uma flexibilização maior nos parques que tradicionalmente têm maior circulação de pessoas, como Ibirapuera, na zona sul da cidade, e o Parque do Carmo, na zona leste.
Após a reabertura, a Prefeitura vai avaliar se, na prática, será possível seguir todos os protocolos de distanciamento social e higienização para definir se aumenta ou não a flexibilização nas próximas semanas.
Os parques da capital foram fechados em 21 de março, após a quarentena decretada no estado e na cidade por causa do novo coronavírus.
Os parques estaduais urbanos que ficam na cidade de São Paulo vão seguir os protocolos municipais. Já as regras para os chamados parques temáticos e ecológicos terão um regramento específico, que também será divulgado esta semana, de acordo com a situação epidemiológica de cada região do estado de São Paulo.