Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros reabre após incêndios florestais

    Incêndios já devastaram 11 mil hectares do parque

    João Rosada CNN , Brasília

    O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV) foi reaberto nesta terça-feira (8) após três dias fechado devido ao combate a incêndios florestais que atingiram a região. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Cachoeira Simão Correia e suas trilhas foram liberadas para visitação.

    No último sábado (5), o parque suspendeu a visitação à Cachoeira Simão Correia por conta de um incêndio que avançava na região. Os turistas que estavam na área foram retirados, por motivo de segurança.

    Na segunda-feira (7), brigadistas do ICMBio e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) conseguiram controlar as chamas. Os combatentes contaram com o apoio de um helicóptero para infiltração, já que a área onde estava os focos de incêndio é de difícil acesso.

    No entanto, o combate ainda continua na região da Cachoeira do Macacão, no entorno do Parque. O incêndio nesta área foi causado por um raio que atingiu a região na segunda-feira.

    Para conter as chamas, as equipes contam com um helicóptero equipado com dispositivo para lançamento de água e aviões do tipo Air Tractor, que auxiliam na operação. O ICMBio alertou que, com o início da temporada de chuvas, descargas elétricas são uma fonte comum para início de incêndios florestais.

    Até o momento, não houve relatos de casas ou estruturas prejudicadas pelo incêndio.

    Nos últimos meses, o Parque da Chapada dos Veadeiros tem sofrido com diversos focos de incêndio. A área atingida já ultrapassa 11 mil hectares. A Polícia Federal está investigando a possibilidade de que alguns focos tenham origem criminosa.

    O parque está localizado no nordeste do estado de Goiás, entre os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e São João d’Aliança.

    Criado em 1961, o parque preserva cerca de 240 mil hectares de Cerrado, com vegetação única, nascentes, cursos d’água e rochas pré-históricas. Em 2001, a Unesco o declarou Patrimônio Natural da Humanidade.

    Tópicos