Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Para evitar manifestações, GDF cria Gabinete para cuidar da segurança do 7 de Setembro

    Medida visa prevenir problemas no desfile da Independência

    Desfile de 7 de Setembro será realizado em Brasília
    Desfile de 7 de Setembro será realizado em Brasília Arquivo - Marcello Casal Jr/Agência Brasil

    Karine GonzagaElijonas MaiaLarissa Rodriguesda CNN

    Brasília

    A governadora do Distrito Federal em exercício, Celina Leão (PP), se reuniu, na tarde desta quinta-feira (31), com o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, para tratar da segurança da capital no desfile de 7 de Setembro.

    O governo expediu decreto, publicado em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal, criando o Gabinete de Mobilização Institucional para “promover a ordem pública e social, coordenar as atividades administrativas e acompanhar os eventos de 7 de setembro de 2023”.

    O Gabinete será formado por autoridades do Distrito Federal e do Governo Federal, e realizará a primeira reunião na segunda-feira (4).

    A governadora em exercício, Celina Leão, falou com exclusividade à CNN que “o trabalho é muito mais preventivo do que qualquer tipo de ameaça real”. “É um trabalho colaborativo entre o governo do Distrito Federal e o Governo Federal”.

    Celina garantiu que esse é um trabalho de precaução e para unificar informações. “Teremos um policiamento reforçado. É claro que isso causa transtorno. Teremos um protocolo de segurança. É bom avisar às pessoas que venham sem materiais cortantes. O governo tem a missão de cuidar dos Poderes, da Capital da República e estará pronto para o dia 7 de setembro”.

    O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, enviou ofício para o governador Ibaneis Rocha (MDB) e para o secretário da Segurança Pública, Sandro Avelar, alertando sobre supostas manifestações previstas para ocorrer no dia 7 de Setembro. Dino encaminhou dez vídeos para avaliação e providências preventivas que forem necessárias.

    A governadora Celina Leão respondeu ao Ministério da Justiça e Segurança Pública que cobrou manifestação e informações da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Distrito Federal.