Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Para evitar inundação, Porto Alegre decide fechar comportas do Rio Guaíba

    Segundo a medição das 11h30 da manhã desta segunda-feira (25), o rio, na calha do Cais Mauá, está em 2,73 metros, ou seja, apenas 27 centímetros abaixo da primeira cota de inundação

    Segundo a medição das 11h30 da manhã desta segunda-feira (25), o rio Guaíba, na calha do Cais Mauá, está em 2,73 metros, ou seja, apenas 27 centímetros abaixo da primeira cota de inundação
    Segundo a medição das 11h30 da manhã desta segunda-feira (25), o rio Guaíba, na calha do Cais Mauá, está em 2,73 metros, ou seja, apenas 27 centímetros abaixo da primeira cota de inundação Caroline Ferraz/ Sul21 / Reprodução

    Stêvão Limanada CNN

    São Paulo

    A Prefeitura de Porto Alegre determinou, nesta segunda-feira (25), o fechamento do sistema de comportas do Rio Guaíba. O anúncio foi feito pelo prefeito da capital gaúcha, Sebastião Melo (MDB), nas redes sociais.

    Segundo a medição das 11h30 da manhã desta segunda-feira (25), o rio Guaíba, na calha do Cais Mauá, está em 2,73 metros, ou seja, apenas 27 centímetros abaixo da primeira cota de inundação.

    “A medida leva em conta a previsão de mais chuvas no Rio Grande do Sul, além do vento Sul represando a água. A operação inicia nesta tarde pelos portões 3, do Tribunal de Contas, e 4, da Avenida Sepúlveda. Estamos acompanhando as medições e com as equipes mobilizadas para atuar conforme a necessidade”, escreveu o prefeito.

    Ainda de acordo com Sebastião Melo, o município iniciará a preparação do Ginásio do Departamento Municipal de Habitação (DEMHAB) para ampliar o acolhimento de moradores.

    Veja também – Chuva de granizo atinge Rio Grande do Sul no início da primavera

     

    A situação é mais preocupante na região das Ilhas, que fica em frente ao centro de Porto Alegre. Desde o início da manhã, as águas superam em 20 centímetros a cota mínima.

    Por isso, a Defesa Civil da Capital já disponibilizou dois abrigos para a população que tiver que sair de casa.

    A preocupação, neste momento, se dá por conta das próximas previsões de chuva para o território gaúcho. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta válido para terça-feira (26), com a possibilidade de chuva volumosa e fortes ventos em quase toda área do Rio Grande do Sul.

    A Defesa Civil Estadual também alerta para a possibilidade de descargas elétricas e chuvas de granizo para a metade norte do Estado.

    Até a manhã desta segunda-feira, o acumulado de chuva na capital gaúcha para o mês de setembro bateu recorde na série histórica. O acumulado foi de 383,4 milímetros (mm) desde o início do mês.