“Pan-pan” e “May-day”: veja como pilotos relatam perigo semelhantes ao avião de Lula
Manual do Departamento de Controle do Espaço Aéreo prevê três sinais de emergências que são utilizados por pilotos de aeronaves
Nesta semana, o piloto do avião que trazia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de uma viagem ao México, nesta terça-feira (1º), declarou urgência logo após a decolagem.
Na gravação, em inglês, o piloto chama a central de controle e identifica o avião usando códigos. “Bravo, Romeo, Sierra zero um”, diz. É o significado de BRS01. Logo depois, pede para fazer uma curva à direita e declara: “Pan-pan, pan-pan, pan-pan”.
Os termos chamaram atenção para as formas de comunicação adotadas por pilotos e torre de comando, durante ocorrências no espaço aéreo.
Sinais e palavras de socorro na aviação
A comunicação é fundamental para garantir a segurança de todos a bordo. Pilotos e tripulantes utilizam um conjunto específico de procedimentos e palavras-chave para reportar emergências, desde um simples problema técnico até situações mais graves que colocam em risco a vida de todos.
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DCEA) adota sete procedimentos e sinais, utilizados em aeronaves para garantir que qualquer incidente seja rapidamente identificado e atendido. Ao compreender esses códigos e sinais, é possível entender o que acontece durante um voo.
Três sinais de emergência falados são utilizados por aeronaves. São eles:
- Sinal de Socorro “MAYDAY”: O termo que se pronuncia MEIDE, é utilizado para indicar que uma aeronave em movimento está em perigo iminente e solicita auxílio imediato. Este sinal tem prioridade sobre todas as outras comunicações.
- Sinal de Urgência “PAN-PAN”: Termo é utilizado quando a segurança de uma aeronave em movimento estiver em perigo. O sinal de urgência PAN-PAN deve ser utilizado quando existir uma situação insegura que possa eventualmente envolver a necessidade de auxílio; e tem prioridade sobre todas as outras comunicações, menos sobre o tráfego de socorro.
- Sinal de Segurança “SECURITY ou SAFETY”: Utilizado para mensagens relativas à segurança da navegação, ou para transmitir algum aviso meteorológico importante. Qualquer mensagem iniciada por um destes sinais tem precedência sobre as mensagens de rotina. Normalmente o sinal é repetido três vezes no início da mensagem.
Outros métodos de pedido de socorro
Numa situação de perigo, o piloto de uma aeronave deve declarar a sua situação de perigo, utilizando o sinal MAYDAY. Entretanto, outros sinais indicam que uma aeronave está em perigo eminente.
Normalmente, aeronave informa o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), que deverá informar ao ARCC, que representa uma área de espaço aéreo que envolve um ou mais aeródromos próximos.
No regulamento dos pilotos, existe uma recomendação para utilização da frequência de 121,5 MHz. Se não for recebida resposta na frequência em rota, os pilotos são indicados a transmitir às cegas e colocar o transponder em 7700 para sinalizar o pedido de socorro.
Os ELT (Transmissor Localizador de Emergência) é um equipamento que emite sinais de emergência em caso de acidente. O PLB (Personal Locator Beacon, ou Baliza Localizadora Pessoal) equipamento de rádio para uso pessoal que transmite sinais de emergência nas frequências internacionais, são meios de enviar sinais de emergência.
O ELT e PLB são como ‘botões de pânico’ para aviões. Quando um avião está em perigo, esses equipamentos mandam um sinal para os satélites, avisando que precisa de ajuda. Funcionam como um pedido de socorro bem alto para encontrarem a aeronave e vão rápido ajudar. Esses sinais podem ser ligados sozinhos, quando acontece um acidente, ou pelo piloto, se precisar.
Especialista avalia e dá exemplo da utilização dos sinais
De acordo com as agências reguladoras mundo afora, incluindo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a Administração Federal de Aviação (FAA), a palavra “Mayday“, preferencialmente repetida três vezes, é usada para comunicar uma situação de emergência, que ameaça a vida, e requer atenção imediata.
Para o especialista Mauricio Pontes, em inglês há duas palavras para segurança com sentidos distintos: security se refere a atos ilícitos, terrorismo, sequestro ou tentativa, ações deliberadas externas que tragam risco. Enquanto segurança de voo é Safety, algo relacionado a anomalias técnicas, meteorológicas, panes.
“Por exemplo, o episódio de 11/9 não é Safety. É Security. A chamada condição de urgência ou emergência são para eventos de Safety. Uma analogis seria um assalto a uma casa é security; um incêndio acidental numa casa é safety” explica Mauricio.
Uma condição que não seja considerada grave, mas que não deva ser ignorada por sair do usual é um exemplo de uso do comando “Pan-pan”. Ele diz que pode ser uma falha num componente, uma limitação num sistema que prejudique a sua performance mas que não seja considerada uma emergência. A palavra PAN também é a abreviação de “possível assistência necessária” e é usada para comunicar uma situação de urgência, mas não de emergência, para o controle de tráfego aéreo.
“Uma colisão com pássaros que não afete o voo mas que o piloto considere algum risco por não conhecer os danos, uma degradação na extensão do flap, mas que seja gerenciável” diz sobre os exemplos.
O especialista explica que uma situação pode se agravar. Imagine que novos indícios de uma situação de urgência sejam adicionados à situação. Um vazamento que demandava urgência e se agrava e traz risco iminente. Um sistema que sugere ao piloto retornar por segurança em urgência e outro aparece diminuindo a margem de segurança, um dano eletrônico de baixo risco que se torne mais grave.
“Uma situação típica de Mayday é fogo, uma pane seca (falta de combustível), perda de um componente essencial ao controle da aeronave, um pouso sem trem, a perda de dois motores” conclui Pontes.