Operação que combate crimes ambientais no AM não tem data para terminar
Ação conjunta das polícias Federal e Rodoviária com o Ibama visa identificar crimes ambientais em meio a estiagem severa
Autoridades e órgãos governamentais estão promovendo a Operação Atmosfera, para combater crimes ambientais no estado do Amazonas. A ação é da Polícia Federal ao lado da Polícia Rodoviária Federal e Ibama, e também conta com apoio da Força Nacional.
O objetivo da operação é identificar e combater incêndios florestais e desmatamento em unidades de conservação federais, especialmente na região do município de Apuí, no sul do estado amazonense.
Por meio de sistemas de geoprocessamento, as equipes estão monitorando a área para localizar as origens de crimes ambientais.
A operação acontece em um momento crítico no estado e no bioma amazônico. A região enfrenta uma estiagem severa e uma onda de incêndios florestais, muitos deles criminosos para limpeza de terreno e grilagem.
Segundo a Polícia Federal, a operação irá prosseguir sem data para finalizar.
Até o momento, foram apreendidas duas retroescavadeiras, duas motosserras, duas roçadeiras e um soprador. A ação também destruiu acampamentos de criminosos contra o meio ambiente e já realiza investigações.
Mais de 1.750 quilômetros foram percorridos na operação e cerca de 7 mil hectares de áreas degradadas foram fiscalizadas.