Operação no RJ prende 28 por extorsão e sequestro em golpe do falso anúncio
Polícia acredita que mais de 70 pessoas caíram no golpe, causando um prejuízo de mais de R$ 600 mil entre os anos de 2021 e 2022
Pelo menos 28 pessoas foram presas no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (28), suspeitas de participar do golpe do falso anúncio.
Ao longo da manhã, o Ministério Público (Gaeco/MPRJ) e a Polícia Civil (DGPB e CORE) foram às ruas para cumprir 54 mandados de prisão e de busca e apreensão.
Segundo as investigações, as vítimas eram atraídas por falsos anúncios de venda de veículos. Os bandidos sequestravam as vítimas e utilizavam de ameaça e violência física para obter transferências bancárias e PIX.
“No interior da favela, em um cativeiro feito por eles, as vítimas eram torturadas. Além do dinheiro da compra do carro, os criminosos roubavam todo o dinheiro dos cartões e, em seguida, faziam videochamadas ameaçando os parentes das vítimas para conseguir transferências bancárias ou PIX”, revelou o delegado José Mário Salomão Omena, da 58° DP (Nova Iguaçu).
A polícia acredita que mais de 70 pessoas caíram no golpe, causando um prejuízo de mais de R$ 600 mil entre os anos de 2021 e 2022.
Além da capital, a Operação Market Fake aconteceu nos municípios de Belford Roxo, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Duque de Caxias, Queimados e São Gonçalo.
Segundo o Ministério Público do Rio de Janeiro, os integrantes da organização criminosa foram denunciados por roubo majorado, sequestro relâmpago e extorsão mediante sequestro, na modalidade PIX.