Operação militar transfere bebê prematuro no Rio Grande do Sul
A criança foi levada de avião para um hospital especializado na cidade de Pelotas
Um bebê prematuro que estava internado na UTI em Bagé, no Rio Grande do Sul, foi transferido de avião na última quinta-feira (30) para receber cuidados especializados em um hospital de referência na cidade de Pelotas. A ação entre Marinha e Força Aérea Brasileira contou também com a colaboração do Exército.
A criança nasceu com 35 semanas de gestação e apresentava complicações decorrentes de uma infecção no cordão umbilical. Durante a avaliação pré-embarque, o paciente foi considerado estável e respirava sem a necessidade de equipamentos auxiliares. O voo percorreu uma distância de aproximadamente 190 quilômetros.
Dentro da aeronave, estava uma equipe do grupo de tripulantes composto por um médico e um enfermeiro, além da mãe da criança.
“A operação permitiu salientar a relevância da interoperabilidade entre as Forças para o cumprimento seguro e eficiente das missões operacionais em saúde”, afirmou o primeiro-tenente Gustavo Moura de Almeida.
Ao aterrissar em Pelotas, o bebê foi imediatamente encaminhado ao pronto socorro da cidade pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), onde recebeu o atendimento necessário.