Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Operação de combate ao desmatamento em Minas Gerais resulta em R$30 milhões em multas

    As áreas de desmatamento ilegais foram detectadas por satélite em 12 municípios mineiros

    Durante as ações, foram constatados 3,5 mil hectares de vegetação suprimidos de forma ilegal
    Durante as ações, foram constatados 3,5 mil hectares de vegetação suprimidos de forma ilegal Divulgação

    Daniela Mallmannda CNN

    Belo Horizonte

    A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) deflagrou a Operação Adsumus III para coibir o desmatamento na região Noroeste e Norte do estado entre os dias 13 e 18 de maio.

    Durante as ações, foram constatados 3,5 mil hectares de vegetação suprimidos de forma ilegal e aplicadas autuações que podem chegar ao valor de aproximadamente R$ 30 milhões.

A operação foi realizada em conjunto com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

    Os alvos foram áreas de desmatamento detectados por imagens de satélite, localizados nos municípios de Chapada Gaúcha, Formoso, Gameleiras, Catuti, Matias Cardoso, Montalvânia, Juvenília, Manga, Pai Pedro, Mato Verde, Jaíba e Monte Azul.

    Os locais têm vegetação nativa característica dos biomas Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica.
Foram fiscalizados 73 áreas de desmatamento, sendo constatadas diversas irregularidades como supressão de vegetação nativa sem autorização, retirada e inutilização de material lenhoso oriundo de desmate ilegal, desrespeito à suspensão de atividades e implantação de culturas agrícolas em áreas anteriormente autuadas e suspensas.

    As atividades nos locais foram imediatamente suspensas. Os fiscais ainda apreenderam um trator e 527 metros cúbicos de lenha nativa.

    O Governo de Minas, por meio da Semad, disponibiliza diversos canais de denúncias ambientais e conta com o apoio da sociedade para monitorar e denunciar práticas evidentes ou suspeitas de irregularidades. A denúncia, ou solicitação de fiscalização ambiental, pode ser feita pelo LigMinas (ligue 155 – opção 7) ou por meio deste link, que traz mais informações sobre o assunto.