Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Onda de calor e baixa umidade: veja estados brasileiros que estão em alerta

    Massa de ar seco intensificada pelo fenômeno El Niño provoca estiagem na área central do país

    Da CNN

    Uma onda de calor começou nesta terça-feira (22) na maior parte do Brasil e deve se estender até sexta-feira (25), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os termômetros estarão de 4° a 5 °C acima da média nos próximos dias. 

    O meteorologista Mamedes Luiz Melo prevê que temperaturas-recorde sejam registradas e termômetros em torno dos 40 °C nas seguintes regiões do país:

    • Mato Grosso do Sul, principalmente no Pantanal
    • áreas isoladas do Mato Grosso
    • noroeste de Goiás
    • sudeste do Amazonas
    • sudoeste do Pará

    Com as altas temperaturas e baixa umidade os focos de queimada em grande parte do país devem aumentar, além da qualidade do ar em diversos centros deve ficar bem prejudicada, avalia o especialista.

    Norte

    São previstos volumes de chuva maiores que 30 milímetros no noroeste do Amazonas, devido ao calor e alta umidade. Nas demais áreas, como no Pará, Amapá e Tocantins, haverá predomínio de tempo seco e sem chuvas.

    Nordeste

    Previsão de tempo seco e sem chuvas, além de baixos valores de umidade relativa, principalmente, em áreas do chamado Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e interior da região. No entanto, no início da semana, podem ocorrer baixos acumulados de chuva no litoral sul da Bahia.

    Centro-Oeste

    A persistência de uma massa de ar quente e seco deixará o tempo estável e sem chuvas em praticamente toda a região. Além disso, poderão ser registrados baixos valores de umidade relativa do ar, chegando a valores inferiores a 20%, principalmente, entre os estados de Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal.

    Sudeste

    O tempo também ficará seco e sem chuvas, principalmente, em áreas do oeste de São Paulo, Triângulo Mineiro e norte de Minas Gerais. Ainda no norte de Minas, podem ser registrados baixos valores de umidade relativa do ar, inferiores a 30%.

    Já em áreas do Rio de Janeiro, Espírito Santo e leste de Minas Gerais, podem ocorrer volumes de chuva maiores que 30 mm.

    Sul

    A atuação de uma frente fria sobre o oceano, no início da semana, intensificará áreas de instabilidade que causarão acumulados de chuva que podem ultrapassar 10 mm no Rio Grande do Sul e leste de Santa Catarina.

    Já no oeste da região, principalmente no Paraná, há previsão de tempo seco e sem chuvas na maioria da semana.

    Veja: Temperaturas no Brasil estão até 5º acima da média nessa época do ano, diz meteorologista

    (Publicado por Marina Toledo, com informações de Flávio Ismerim

    Tópicos