Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    O que se sabe sobre a investigação da morte do “dentista das estrelas”

    Rafael Puglisi morreu, aos 35 anos, após mergulhar de cabeça na piscina de sua casa, em São Paulo

    Rafael Puglisi atendeu diversas celebridades, como Jade Picon
    Rafael Puglisi atendeu diversas celebridades, como Jade Picon Reprodução / Instagram

    Da CNN

    A morte de Rafael Puglisi, conhecido como “dentista das celebridades”, foi registrada como suspeita pela Polícia Civil de São Paulo, que investiga o caso.

    Ele foi encontrado morto, na segunda-feira (18), próximo à piscina de sua casa, em São Paulo.

    Em nota enviada à CNN, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo explicou que as investigações seguem uma norma interna que determina que todas as mortes de causas não naturais devem ser tratadas como suspeitas.

    A pasta informou ainda que o caso está com o 2º DP de Barueri, cidade da Grande São Paulo. O texto diz ainda que foram solicitadas perícias ao Instituto Médico Legal (IML) e ao Instituto de Criminalística.

    Encontrado morto após acidente em casa

    Rafael Puglisi morreu aos 35 anos, na segunda-feira (18), em São Paulo. A notícia da morte foi comunicada pelos familiares de Rafael em publicação nas redes sociais.

    Famoso por atender celebridades, o dentista bateu a cabeça ao mergulhar na piscina da residência. A causa da morte no atestado de morte divulgado pela família foi “traumatismo cranioencefálico”.

    “Rafa foi fazer sua natação matinal, como de costume, estava em casa se preparando para entrar na sua piscina e mergulhar de ponta, como faz todos os dias! Porém, hoje, Deus quis que esse mergulho fosse diferente e Rafa acabou batendo a cabeça! Os médicos tentaram reanimá-lo, mas infelizmente ele chegou sem vida no hospital”, escreveu a família no Instagram.

    “Pedimos respeito a todos pelo luto da família e pela história do nosso querido Rafa e mais conhecido como Dr. Rafael Puglisi! Continue sorrindo no céu, sabemos que você esta cuidando de todos nós como sempre cuidou em vida! Ganhamos um anjo em nossas vidas e o céu ganhou mais uma estrela!”, acrescentou o comunicado.

    O velório do dentista foi realizado na tarde de terça-feira (19), no cemitério do Morumbi, na zona oeste de São Paulo. A missa de corpo presente e o enterro foram abertos ao público.

    O que é traumatismo cranioencefálico?

    O traumatismo craniano, ou cranioencefálico, diz respeito a lesões cujo impacto afetam especificamente o crânio da vítima. 

    O neurocirurgião Fernando Gomes disse à CNN que o traumatismo craniano, ou “traumatismo cranioencefálico”, é considerado grave “quando o paciente é encontrado na cena onde ocorreu o trauma sem consciência de si próprio, sem contato com o meio externo e sem movimentação ou abertura ocular espontânea”.

    Ele explicou que, segundo a neurotraumatologia, a primeira hora após o trauma é “decisiva”. “A lesão direta, provocada pelo impacto, você não consegue mudar, não consegue voltar atrás. Mas todas as lesões secundárias, decorrentes da própria evolução do trauma, podem ser minimizadas se rapidamente o indivíduo é submetido a um tratamento adequado”, relatou o professor livre docente da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).

    O tratamento adequado em questão, segundo Gomes, envolve a “oxigenação de todos os tecidos do cérebro, principalmente, manutenção da pressão arterial e se houver necessidade da remoção de lesões traumáticas agudas como, por exemplo, a evacuação de um hematoma”.

    Quem era Rafael Puglisi?

    Segundo o site do Instituto Guy Puglisi, onde Rafael atendia e atuava como diretor clínico, o dentista é formado pela Faculdade Metropolitanas Unidas (FMU) e faz parte da quarta geração de profissionais em sua família.

    “[Rafael] buscou aprimoramento em odontologia estética, adquirindo o domínio de inovadoras técnicas de próteses em cursos no exterior. Participa constantemente de congressos internacionais trazendo as últimas tendências da área”, acrescentou a biografia no site.

    Com 4,4 milhões de seguidores no Instagram, era comum Rafael publicar fotos com os famosos que compunham seu portfólio de clientes, como a atriz Jade Picon, o comediante Whindersson Nunes, a atriz Larissa Manoela, o atacante Neymar, e mais.

    No site do Instituto onde Puglisi atendia, constam ainda o nome de clientes como o apresentador Silvio Santos, o diretor Wolf Maya, por exemplo.

    (Publicado por Tiago Tortella, da CNN. Com informações de Léo Lopes, Flávio Ismerim e Dayres Vitoria, da CNN, e Bruna Rios)

    Tópicos

    Tópicos