Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Nuvem “disco voador” chama atenção no Rio de Janeiro; veja explicação para o fenômeno

    Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) diz que é uma nuvem lenticular, que se forma quando há ventos fortes fluindo na mesma direção e altitude

    Nuvem "disco voador" chama atenção no Rio de Janeiro; veja explicação para o fenômeno
    Nuvem "disco voador" chama atenção no Rio de Janeiro; veja explicação para o fenômeno Reprodução/Redes Sociais/Inmet

    Letícia Cassianoda CNN*

    Uma nuvem em um formato incomum chamou a atenção dos cariocas. O registro de um internauta mostra uma nuvem parecendo um domo de superfície lisa contra o céu limpo. Nas redes sociais, internautas apontaram a semelhança da nuvem com um “disco voador” ou com o Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói.

    O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) explicou nesta quinta-feira (4) o fenômeno. Segundo o órgão, as imagens foram feitas na quarta-feira (3) e mostram uma nuvem lenticular, que se forma quando há ventos fortes fluindo na mesma direção e altitude.

    Quando isso acontece e eles encontram obstáculos, como o próprio relevo terrestre, são obrigados a subir e descer, em um movimento de oscilação. É aí que ocorre a formação das nuvens, geralmente entre 2 e 10 mil metros de altitude.

    Um episódio parecido aconteceu na Antártida em 2021. Na ocasião, o meteorologista do Inmet, Franco Villela, explicou que a formação dessas nuvens são chamadas, tecnicamente, de ondas troposféricas de sotavento de montanhas.

    No Brasil, é comum o episódio ocorrer na Serra da Mantiqueira e no Vale do Paraíba, regiões com mais cadeias montanhosas e cordilheiras.