Número de mortos em Beirute chega a 100 após explosão e mais de 5 de agosto
As informações mais importantes do começo desta quarta-feira (5)
O decreto de estado de emergência em Beirute após a explosão na capital do Líbano e as repercussões da tragédia, que segundo a Cruz Vermelha, já matou pelo menos 100 pessoas e deixou milhares de feridos são os destaques da manhã desta quarta-feira, 5 de agosto de 2020.
Estado de emergência em Beirute
O presidente do Líbano, Michel Aoun, deve decretar nesta quarta-feira (5) estado de emergência por duas semanas em Beirute por causa da explosão na área portuária da cidade. A tragédia matou pelo menos 100 pessoas, segundo a Cruz Vermelha, e deixou milhares de feridos.
Nitrato de amônio
A principal suspeita é de que a explosão em Beirute tenha partido de um depósito que armazenava nitrato de amônio. A substância é utilizada para a fabricar fertilizantes. No Brasil, o produto é controlado pelo Exército e chega importado de países como Rússia e Emirados Árabes.
Augusto Aras
O jurista Modesto Carvalhosa protocolou no Senado um pedido de impeachment do procurador-geral da República, Augusto Aras, por crime de responsabilidade pelas acusações feitas às forças-tarefas da Lava Jato. Aras disse que a operação era uma ‘caixa de segredos’ que escondia mais de 50 mil documentos.
Cármen Lúcia
A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu 48 horas de prazo para o Ministério da Justiça se explicar sobre o dossiê sigiloso contra servidores públicos ligados a grupos antifascistas. Uma ação do partido Rede Sustentabilidade pede a suspensão do relatório e a imediata abertura de inquérito pela Polícia Federal.
Flexibilização em São Paulo
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), vai anunciar na quinta-feira (6) a ampliação do horário de funcionamento de restaurantes. A decisão vai valer para as cidades que estiverem pelo menos na fase amarela do Plano São Paulo.
Newsletter
Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br
(Edição: André Rigue)