Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Número de mortes por dengue em São Paulo sobe para 27 em 2024

    Estado já registrou mais de 330.000 notificações da doença

    Catarina Nestlehnerda CNN*

    O estado de São Paulo registrou 27 óbitos por dengue desde o início de 2024. A Defesa Civil realizou o “Dia D de Mobilização Estadual” contra a dengue, nesta sexta-feira (1). O númeo de notificações da doença no estado chegou a 330.000.

    No sábado (2), acontece o Dia D nacional contra a dengue. O país já confirmou mais de 250 mortes pela doença.

    Em São Paulo, as mortes por dengue foram registradas em mais de 18 municípios, incluindo Taubaté, Pindamonhangaba, São José dos Campos, Votuporanga, Parisi, Ribeirão Preto, Marília, Mauá, Suzano e Guarulhos.

    A ação de mobilização realizada em todo o estado buscou reforçar a prevenção e a eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, com objetivo de conscientizar a população sobre a doença. O movimento foi realizado em todos os 645 municípios paulistas e em mais de 5 mil unidades de ensino.

    A Defesa Civil e o Exército realizaram vistorias nas residências do entorno das escolas para investigar e eliminar possíveis criadouros do mosquito, e levar orientação à população. A secretária estadual da Saúde em exercício, Priscilla Perdicaris, afirmou que outras ações foram realizadas em regiões mais afetadas.

    “As ações para os municípios com maior número de casos da doença incluem também a disponibilização de mais de 600 equipamentos de nebulização, com suporte de equipes técnicas apoiando na desinsetização”, disse a secretária.

    O diretor do Instituto Butantan, Esper Georges Kallás, comentou que o centro de pesquisa prevê receber todas as aprovações da vacina contra a Dengue no ano que vem.

    “Após avaliação, seguimos para outras etapas de discussão como, precificação da vacina e quais as indicações. Esperamos receber todas essas aprovações em 2025 e, em meados do próximo ano, poder contribuir para o enfrentamento da doença com nossa vacina”.

    *Sob supervisão de André Rigue

    Tópicos