Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Novo ciclone extratropical ameaça Rio Grande do Sul; veja outros alertas de tempo

    Feriado de Finados deve ser de muita chuva e temporais na Região Sul do país; rajadas de vento podem ultrapassar os 100 km/h no Rio Grande do Sul neste final de semana

    Da CNN

    A formação de um novo ciclone extratropical deve causar temporais no Rio Grande do Sul entre quinta (2) e sexta-feira (3), com rajadas de vento que podem ultrapassar os 100 km/h no início do final de semana, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

    O feriado de Finados deve ser de muita chuva e temporais na Região Sul do país, segundo a Climatempo. Uma baixa pressão no Paraguai reforça as instabilidades do centro-norte do Rio Grande do Sul até o sudoeste do Paraná. Há condição de tempo fechado e encoberto, com pancadas de chuva forte e volumosa a qualquer momento.

    “Muitas regiões seguem alagadas e com solo saturado”, ressaltou a meteorologista da Climatempo Stefanie Santos, em entrevista à CNN Rádio. “A gente alerta para o potencial de novos transtornos, com possibilidade de alguns deslizamentos de terra, além de toda essa enchente que pode se formar.”

    “Amanhã vamos seguir ainda com essa característica, com temporais e ventania. O pior da chuva é entre hoje à tarde e a madrugada da próxima sexta”, explicou Stefanie Santos.

    No Sudeste, esta quinta-feira (2) deve ser de tempo abafado em São Paulo, com muitas nuvens na capital paulista, além de pancadas de chuva no decorrer da tarde. Muitas nuvens e chuva a qualquer hora no Vale do Rio Doce e no Espírito Santo, devido à infiltração marítima.

    Sol com muitas nuvens e chuva isolada no Rio de Janeiro. No interior fluminense, a intensidade da chuva pode vir de forma moderada. Pancadas de chuva ainda podem acontecer também em forma de alguns temporais no sul e norte de Minas Gerais.

    No Centro-Oeste, feriado com um sistema de baixa pressão atuando no Paraguai, favorecendo muitas nuvens no sul do Mato Grosso do Sul. O risco de temporal com chuva volumosa é alto em Ponta Porã e Corumbá. Há potencial para transtornos e a situação é de perigo no sul do Mato Grosso do Sul.

    Sol e pancadas de chuva forte nos estados de Goiás e centro-leste de Mato Grosso, assim como no Distrito Federal, que também fica sujeito a chuva moderada a forte, acompanhada por raios e ventos moderados. O tempo segue firme somente na faixa oeste mato-grossense e do Mato Grosso do Sul.

    No Nordeste, chuva fraca e passageira por todo o litoral nordestino. No interior do Maranhão, Piauí e Bahia, no oeste de Pernambuco e Alagoas, as pancadas de chuva seguem previstas a partir da tarde, com os maiores volumes esperados para o sudoeste baiano.

    As temperaturas seguem altas em toda a Região Nordeste e o tempo fica abafado. Só não chove nas áreas limítrofes do Piauí com o estado do Ceará, no centro-sul cearense, interior do Rio Grande do Norte, da Paraíba e também no centro-norte de Pernambuco.

    Já na Região Norte, pancadas de chuva moderadas a forte no oeste do Amazonas, Acre e oeste de Rondônia. Pode chover também com forte intensidade no nordeste do Pará. Tempo firme no leste do Amazonas, oeste do Pará, sul de Roraima e do Amapá.

    Nas demais áreas, o sol aparece, mas a partir da tarde há previsão de pancadas de chuva isoladas.

    (Publicado por Lucas Schroeder, com informações de Ricardo Gouveia, da CNN, em São Paulo)