Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Novo ciclone chega ao RS com menor intensidade do que os últimos, diz meteorologista

    À CNN Rádio, Estael Sias explicou que instabilidade acontecerá somente durante a quarta-feira (26), com chuvas e baixas temperaturas

    Amanda Garciada CNN

    Um novo ciclone extratropical vai se formar no Rio Grande do Sul na quarta-feira (26), mas situação é mais tranquila no estado do que nos últimos fenômenos que atingiram a região.

    É o que explica a meteorologista da Metsul Estael Sias.

    “O ciclone vai se formar distante do Rio Grande do Sul, diferentemente do que trouxe excesso de chuva e ventos acima de 150 km/h no mês de junho”, disse, à CNN Rádio.

    Segundo ela, o Rio Grande do Sul estará dentro da área de influência do fenômeno, que trará consigo chuvas e ventos de até 50 km/h.

    “O litoral sul gaúcho sentirá a chuva e o vento, mas o impacto direto do ciclone será na Argentina e no Uruguai.”

    Ao mesmo tempo, uma frente fria passará pelo Rio Grande do Sul, que derrubará as temperaturas.

    Estael lembrou que as pessoas no Sul estão preocupadas diante dos últimos episódios recentes, mas reforçou que “apesar dos volumes significativos de chuvas esperados, não será nada comparado há duas semanas.”

    Na quinta-feira (27), a expectativa é de que o fenômeno tenha se dissipado.

    A meteorologista explicou que os ciclones fazem parte da climatologia do Brasil, em especial no Sul do País, que está em “zona de transição climática.”

    Ela defende que é necessário investimento na prevenção e em como comunicar os eventos climáticos para a população por parte das autoridades.

    *Com produção de Isabel Campos

    Tópicos