Notícia-crime contra Bolsonaro, Auxílio Brasil e mais da noite de 9 de agosto
5 Fatos Noite, apresentado por Carol Nogueira, repercute principais notícias do Brasil e do mundo
A definição do Auxílio Brasil, Autorização do STF para que o coronel Helcio Bruno de Almeida fique em silêncio na CPI da Pandemia, nova notícia-crime contra Bolsonaro e mais da noite desta segunda-feira, 9 de agosto.
Auxílio Brasil
O ministro da Cidadania, João Roma, disse que o valor do Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família, deve ser definido apenas em setembro. A expectativa é de que o novo programa beneficie mais de 16 milhões de pessoas. O ministro afirmou ainda que o auxílio não depende, necessariamente, de aprovação da PEC dos precatórios e que o governo estuda outras fontes do orçamento para garantir o benefício.
CPI da Pandemia
A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, concedeu ao coronel da reserva Helcio Bruno de Almeida, do Instituto Força Brasil, o direito de ficar em silêncio no depoimento à CPI da pandemia nesta terça-feira.
Notícia-crime contra Bolsonaro
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou uma nova notícia-crime ao STF contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O TSE solicitou a apuração de eventual crime na divulgação de informações sigilosas no inquérito que investiga o ataque hacker sofrido pela corte em 2018.
Vacina da UFRJ
A Anvisa recebeu o pedido de autorização de estudo da vacina contra Covid-19 da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O pedido é para realização de estudos de fase 1 e 2. A análise vai considerar a proposta do estudo, o número de participantes e os dados de segurança levantados até o momento nos estudos pré-clínicos — que são realizados em laboratório e animais.
Variante Delta
A Variante Delta é responsável por quase 90% dos casos de Covid-19 sequenciados no mundo. É o que aponta o novo relatório epidemiológico da organização pan-americana de saúde. Atualmente, a cepa originária da Índia está presente em 135 países, sendo 22 na região das Américas.