Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Nível do Rio Negro para de descer pela primeira vez em mais de 130 dias

    Medição realizada no Porto de Manaus aponta que rio não teve alteração desde ontem, ficando em 12,70 metros

    Felipe Andradeda CNN

    Após exatos 131 dias de vazante, que resultaram na maior seca de sua história, o nível do Rio Negro parou de descer. De quinta-feira (26) para sexta-feira (27), o rio localizado no Amazonas se manteve em 12,70 metros, a menor medição em mais de 120 anos. Nesse período, o dia com a maior queda foi em 19 de setembro, quando o nível do rio desceu 36 centímetros.

    A interrupção da sequência de quedas pode caracterizar o fim da vazante histórica do Rio Negro em 2023. Isso porque, de acordo com a medição realizada pelo Porto de Manaus, as quedas já vinham sendo menores nos últimos dias. Como acontece todos os anos, sempre entre o fim de outubro e início de novembro, a tendência agora é de alguns dias com estabilidade no nível do rio e, na sequência, o início da retomada de subida do rio.

    A seca histórica que atingiu o Amazonas colocou 60 municípios em estado de emergência e fez com que comunidades ribeirinhas ficassem ilhadas, já que os rios são as principais vias de transporte para o interior do estado e, com nível baixo, os barcos grandes não conseguem as condições mínimas de navegação.

    Além disso, a seca também ameaça os descontos da Black Friday. Isso porque as balsas com produtos e suprimentos tem dificuldade de chegar até a Zona Franca de Manaus.

     

    Tópicos