Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Nível do lago Guaíba tem redução de 12 cm em 24 horas e chega a 4,43 metros

    Patamar mais alto registrado em toda a história foi alcançado nos dias 5 e 6 de maio deste ano, quando o rio atingiu 5,33 metros; previsão

    Região central de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, no sábado, 18 de maio de 2024. Nível do Guaíba, em Porto Alegre, segue em redução
    Região central de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, no sábado, 18 de maio de 2024. Nível do Guaíba, em Porto Alegre, segue em redução EVANDRO LEAL/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

    Maria Clara Alcântarada CNN*

    O nível do lago Guaíba chegou a 4,43 metros na manhã deste domingo (19) segundo a medição feita pela Agência Nacional de Águas (ANA). Houve redução de 12 centímetros nas últimas 24 horas.

    De acordo com a previsão do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com os cenários prováveis de chuva no estado, o lago deve permanecer com a cota acima de 3 metros até o final de maio.

    Dessa forma, as enchentes podem provocar uma redução lenta dos níveis do lago, que devem permanecer acima dos 4 metros até o início dessa semana.

    O nível mais alto registrado no Guaíba em toda a história foi alcançado nos dias 5 e 6 de maio deste ano, quando o lago atingiu 5,33 metros. Até então, o recorde era o da histórica enchente de 1941: entre 4,75 e 4,76 metros. Para efeito de comparação, a cota de alerta do Guaíba é de 2,5 metros, enquanto a de inundação é de 3 metros.

    O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais divulgou neste domingo (19) uma previsão de riscos geo-hidrológicos e apontou que o Rio Grande do Sul segue em alerta alto de inundações.

    De acordo com o último balanço da Defesa Civil do estado, divulgado na manhã deste domingo, 89 pessoas ainda estão desaparecidas e 155 morreram em decorrência das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul.

    Os afetados pelas enchentes chegaram a 2.321.720 em todo o estado. Conforme o boletim, 463 municípios foram afetados, 540.626 pessoas ficaram desalojadas e outras 76.955 estão em abrigos.

    Além das vítimas fatais, 806 pessoas ficaram feridas em meio às enchentes, e mais de 82 mil já foram resgatadas.

    *Sob supervisão de Marcelo Freire

    FOTOS – Drones mostram enchentes em Porto Alegre