“Não existem mais famílias ilhadas”, diz prefeito de Franco da Rocha, após chuvas
Governador de São Paulo, João Dória (PSDB), informou da liberação de R$ 5 milhões para fazer o atendimento emergencial na cidade
Após as fortes chuvas que atingiram o estado de São Paulo nesta madrugada (30), quatro pessoas morreram em um deslizamento de terra no município de Franco da Rocha, em São Paulo, informou o governo de SP. Mas, após o trabalho da prefeitura, Nivaldo Santos (PSDB), o prefeito da cidade, em entrevista à CNN, afirmou não existe mais famílias ilhadas.
Nivaldo declarou que não era possível prever o alagamento na cidade. “A topografia do nosso município é de morro e existem casas construídas nas encostas, mas não tínhamos como saber”. Por ora, a área central da cidade é a mais alagada.
Ele disse que o solo já estava encharcado por conta da chuva durante a semana, então algumas áreas já estavam em monitoramento, “e famílias que moram em áreas de risco já foram retiradas”.
Até o momento não tem o número exato de famílias desalojadas, informou o prefeito. Nivaldo anunciou que a prefeitura está oferecendo “vários pontos de acolhimento, como abrigo emergencial e posteriormente oferecermos um auxílio social”.
João Dória (PSDB) informou da liberação de R$ 5 milhões para fazer o atendimento emergencial, inclusive o pagamento de auxílio social.
Deslizamentos
O incidente mais grave ocorreu na rua São Carlos, no Parque Paulista. Após um deslizamento, foram resgatadas sete pessoas com vida, mas uma faleceu no hospital. Outras três vitimas foram encontradas já sem vida. Outras três vitimas foram encontradas já sem vida, totalizando as quatro mortes.
Também houve ocorrência de desabamento de terra na rua Paulo Brossard, na Vila Vassouras. Os bombeiros foram acionados por volta das 08h da manhã. No local, foram resgatadas cinco pessoas com vida — incluindo duas crianças, de três e oito anos.
Na rua Dália, no bairro Vila Palmares, os bombeiros resgataram uma criança de oito anos após um deslizamento de terra. A vítima foi encaminhada com vida à Unidade de Pronto Atendimento de Franco da Rocha.
A Prefeitura de Franco da Rocha, após decretar ‘estado de emergência’, publicou no twitter que estão precisando de doações:
#ForçaFranco 🇳🇴
Pessoal, estamos precisando de doações de alimentos não perecíveis, água, produtos de limpeza e de higiene pessoal. pic.twitter.com/wLIyyqwoZk— Prefeitura de Franco da Rocha (@prefdefranco) January 30, 2022
O prefeito informou que a vacinação contra a Covid-19 teve que ser interrompida após as chuvas na cidade. “Estamos aguardando as águas abaixarem para fazermos a limpeza para que as pessoas consigam se locomover na cidade.”
*Com informações de Julyanne Jucá, Rafaela Lara e Renata Souza, da CNN