Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    ‘Não é momento de turismo; quarentena não é férias’, apela secretário de SP

    Marco Vinholi, secretário de Desenvolvimento Regional do estado, afirmou também que o governo não descarta antecipar outros feriados ao longo do ano

    Produzido por Elis Franco, da CNN, em São Paulo

    Secretário de Desenvolvimento Regional de São Paulo, Marco Vinholi reforçou, em entrevista à CNN nesta segunda-feira (29), o apelo para a população respeitar as medidas de distanciamento social para conter o avanço da pandemia no estado. Na sexta-feira (25), começou um “mega feriado” prolongado na capital paulista para diminuir a circulação de pessoas nas ruas, mas registros de aglomerações, tanto na cidade quanto no litoral, marcaram o fim de semana.

    Segundo Vinholi, todas as principais vias que levam às praias paulistas registraram queda de movimento, na comparação com a semana anterior: 55% na Anchieta-Imigrantes; 47% na Rodovia dos Tamoios, e 77% de queda do fluxo na Mogi-Bertioga.

    “O que vimos foram barreiras sanitárias nos municípios que geraram trânsito nessas rodovias e, de forma correta, fazendo com que a população compreenda que não é o momento de turismo; quarentena não é férias”, afirmou o secretário. “Evidentemente, buscamos com a população resultados de distanciamento social mais impactantes nesse período”, completou.

    “O estado tem hoje 92,2% de ocupação de leitos de UTI. A cada dia, colocamos mais leitos no sistema, mas a demanda é rápida e crescente, portanto, momento de muita cautela para a população do estado”, afirmou Vinholi.

    De acordo com ele, o governo de São Paulo não descarta antecipar outros feriados ao longo do ano, caso os números da pandemia continuem crescentes. “Vemos regiões como Araçatuba, Rio Preto e Sorocaba com mais de 600 casos por 100 mil habitantes; algumas, com 900 casos/100 mil habitantes, número nunca visto antes desde o início da pandemia. Portanto, o estado vai analisar a todo momento, com o Centro de Contingência, essa questão de feriados e toda a possibilidade que temos de aumentar o distanciamento social.”

    Interdição de praias no Guarujá, no litoral de São Paulo
    Interdição de praias no Guarujá, no litoral de São Paulo
    Foto: Vincent Bosson/FotoArena/Estadão Conteúdo