Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Mulher Yanomami morre após ser internada com quadro de desnutrição severa

    Filhos da indígena Rodenia, que também passaram pelas mesmas unidades de saúde, foram socorridos e seguem internados no Hospital das Crianças de Boa Vista

    Marcos Guedesda CNN

    em São Paulo

    A indígena Rodenia Yanomami, de 33 anos, morreu na última sexta-feira (27) no Hospital Geral de Roraima, em Boa Vista, após ser internada com quadro de desnutrição severa e piorar devido à desidratação e inflamação intestinal, segundo descrito na declaração de óbito a qual a CNN teve acesso.

    A indígena já havia passado por duas unidades de saúde, na comunidade de Cataroa e na Unidade Básica de Saúde de Surucucu, mas os locais não reuniam condições ideais para atendimento. Quando chegou ao hospital, o quadro já havia se agravado, segundo um familiar da vítima.

    Os filhos de Rodenia, que também passaram pelas mesmas unidades de saúde, foram socorridos e seguem internados no Hospital das Crianças de Boa Vista.

    A CNN conversou com Junior Hekurari, presidente da URIHI – Associação Yanomami, que confirmou a morte da indígena e de outras cinco pessoas nos últimos dias, nas comunidades de Komatha e Aracaca. Entre as vítimas estão uma liderança indígena e uma criança de nove anos.

    “Ontem (27) recebi informações que morreram cinco (indígenas) em duas comunidades próximas ao acampamento de garimpeiros. Três indígenas, todos jovens, que estavam com eles foram resgatados e deram positivo no teste para malária. Eles estão internados na UBS de Surucucu fazendo tratamento, mas estão muito fracos”, explica.

    Hekurari explica que os corpos foram encontrados em uma área de difícil acesso e que só foi possível localizar com o apoio de helicóptero.

    “Só tem um corpo lá. Os outros foram queimados ontem”, diz.