MPF recebeu denúncia de ativista contra Matteus, do BBB 24, que usou cotas para entrar em universidade
Ativista Antonio Isuperio denunciou o ex-brother ao MPF por falsidade ideológica; nas redes, Matteus declarou que "a inscrição foi feita por um terceiro"
O Ministério Público Federal recebeu uma denúncia do ativista Antonio Isuperio contra o vice-campeão do BBB 24, Matteus Amaral, por se declarar “preto” para ingressar no Instituto Federal Farroupilha, em 2014.
À época, o gaúcho de Alegrete cursava Engenharia Agrícola em sua cidade natal.
O BBB foi denunciado por falsidade ideológica, pois ingressou na instituição pelo sistema de cotas e se declarou como uma pessoa preta.
“Que o indivíduo responda pelo crime de falsidade ideologia para adentrar a universidade. A faculdade e o Indivíduo devem ser responsabilizado. A faculdade deve ser responsabilizada pela negligência e o indivíduo pelo crime de falsidade ideológica”, diz um trecho do documento em que a CNN teve acesso.
Nas redes sociais, o BBB soltou uma nota de esclarecimento onde declarou que “a inscrição foi feita por um terceiro”, onde o mesmo cometeu erro ao selecionar a modalidade de cota racial, sem o consentimento de Matteus.
Ainda em nota, ele disse lamentar profundamente qualquer impressão de que teria buscado se beneficiar da política de cotas.
A CNN procurou o Ministério Público Federal para comentar sobre a denúncia enviada ao órgão, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
Quem é Antonio Isuperio
Pensador, ativista e autor, é assim que o autor da denúncia contra o ex-BBB se identifica em suas redes sociais.
Em seu perfil, há vídeos de seus discursos e falas, incluindo na Organização das Nações Unidas (ONU), além de fotos com personalidades como a Deputada Federal Benedita da Silva (PT-RJ) e a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.