Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    MP do Rio solicita que Petrópolis providencie abrigo adequado para afetados pela chuva

    A cidade já registrou 944 ocorrências, sendo 580 deslizamentos, desde a última quinta-feira (21)

    Cidade de Petrópolis entra em estágio de crise e decreta situação de emergência
    Cidade de Petrópolis entra em estágio de crise e decreta situação de emergência Reprodução/ Redes Sociais

    Catarina NestlehnerVictor Locatelida CNN*

    São Paulo

    A 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Petrópolis solicitou, com urgência, que a Justiça determine que a cidade providencie, em até 48 horas, lugar adequado e seguro como abrigo temporário das famílias que estão alojadas na Escola Alto Dependência após perderem suas casas por conta das chuvas que atingem a região desde a última quinta-feira (21).

    Cerca de 27 famílias estão abrigadas na Escola Alto Independência e 28 no Abrigo Santa Isabel, no bairro Caxambu, segundo o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).

    O pedido esclarece que, mesmo as escolas funcionando como pontos de apoio em casos de desastres, as instituições não possuem condições de se tornar abrigos provisórios. Isso porque a unidade escolar é incapaz de garantir a dignidade e a proteção social das pessoas, e ainda pode comprometer o ano letivo dos estudantes.

    Com relação ao abrigo de Caxambu, que tem capacidade para 154 pessoas, já conta com 92 abrigados. Outros abrigos previstos no plano, como um no Retiro e um prédio da Floriano Peixoto, ou se localizam longe do foco central, que é o bairro do Independência, ou não estão preparados para o uso imediato.

    Desde o início das chuvas na quinta-feira, a Defesa Civil de Petrópolis já registrou 944 ocorrências, sendo 580 deslizamentos. Ainda, os pontos de apoio nas regiões do segundo, terceiro, quarto e quinto distritos da cidade foram desmobilizados por conta dos baixos acumulados pluviométricos registrados.

    As aulas na rede municipal de ensino continuam suspensas na Escola Municipal Alto Independência nesta terça-feira (26). As outras unidades escolares da rede municipal irão funcionar normalmente.

    Para as próximas horas, Petrópolis tem previsão de céu nublado a encoberto, podendo haver registro de chuva moderada.

    Tópicos

    Tópicos