Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Morre Severo Luzardo, carnavalesco da União da Ilha do Governador

    Artista plástico tinha 59 anos e fazia tratamento contra um câncer de pulmão

    Stéfano Sallesda CNN , no Rio de Janeiro

    A poucas semanas para os desfiles de carnaval do Rio de Janeiro, adiados em janeiro, por conta do avanço da variante Ômicron do coronavírus, a festa perdeu um de seus importantes nomes. Aos 59 anos, o carnavalesco Severo Luzardo morreu no sábado (12), vítima de um câncer de pulmão que tratava havia três anos.

    Gaúcho de Uruguaiana, Severo Luzardo iniciou a carreira como figurinista. Atualmente, comandava os trabalhos nos barracões da União da Ilha do Governador que, neste ano, desfilará na Série Ouro, equivalente à segunda divisão da festa.

    O carnavalesco passou por outras agremiações do Rio, como Império Serrano, Paraíso do Tuiuti e a niteroiense Acadêmicos do Cubango.

    Ele atuou ainda em escolas gaúchas: foi campeão de Uruguaiana com Os Rouxinóis e, em Porto Alegre, trabalhou na Bambas da Orgia.

    Como figurinista, Luzardo trabalhou em produções de cinema e televisão, com ênfase em novelas. A União da Ilha do Governador declarou luto oficial pela morte do artista plástico, que assinou três desfiles pela agremiação: “Nzara NDembu”, em 2017, “Brasil bom de boca” (2018) e “A peleja poética entre Rachel e Alencar no Avarandado do Céu”, em 2019.

    Em 2022, a escola da Ilha do Governador levará para a Marquês de Sapucaí o enredo “O vendedor de orações”, que busca exaltar a fé em Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Severo assina o desfile ao lado do carnavalesco Cahê Motta.

    O corpo do artista será velado neste domingo (13), entre 13h e 15h, na quadra da União da Ilha do Governador, no Cacuia, Zona Norte do Rio de Janeiro. Ainda não há informações sobre o sepultamento.

    O último trabalho de Severo Luzardo poderá ser conferido pelos foliões no dia 20 de abril, quando a agremiação será a quinta a se apresentar, na passarela do samba, no primeiro dia de desfiles da Série Ouro.

    Tópicos