Morre Ciro Pessoa, um dos fundadores dos Titãs
Os músicos Branco Mello e Sérgio Britto lamentam a morte do amigo
Ciro Pessoa, um dos fundadores da banda Titãs, morreu na madrugada desta terça-feira (5), aos 62 anos. A informação foi confirmada nas redes sociais pelos músicos Branco Mello e Sérgio Brito e pela a ex-mulher, Isabela Johansen.
“Estou profundamente triste com a partida nessa madrugada do meu irmão, músico, poeta e primeiro grande parceiro, Ciro Pessoa. Foi dele a ideia de reunir os amigos compositores no começo dos anos 80 pra fazermos uma banda de rock. E assim formamos os Titãs”, publicou Branco Mello.
“Hoje perdemos Ciro Pessoa, amigo querido e membro da formação original dos Titãs. Muito triste com tudo isso”, postou Sergio Britto.
De acordo com Isabela Johansen, ex-mulher de Ciro, o músico havia contraído o novo coronavírus. “É com tristeza e amor eterno que venho aqui dizer que meu ex-marido, Ciro Pessoa, pai da minha filha e enteado amados, faleceu. Ele estava lutando contra o câncer e nas idas e vindas ao hospital, acabou contraindo Covid-19. Foi internado, mas infelizmente não resistiu.”
Segundo a publicação de Johansen, assim que possível, será realizado um show em homenagem ao artista.
Leia também:
Confinados, Rolling Stones lançam música inédita após 8 anos e surpreendem fãs
Na música, Ciro foi cantor, compositor e guitarrista. No entanto, ele também chegou a escrever artigos para diferentes publicações brasileiras, assinados com o nome fictício de Dharma Tenzin Chöpel, que adotou depois de converter-se ao budismo.
Atualmente, se mantinha ativo na banda Nu Descendo a Escada – mesmo nome de uma pintura feita em 1912 por Marcel Duchamp.
Ele participou da formação original dos Titãs, em 1982, ao lado de outros oito músicos: Arnaldo Antunes, Nando Reis, Branco Mello, Paulo Miklos, Tony Belloto, Sergio Britto, Marcelo Fromer e André Jung.
Pessoa foi um dos compositores responsáveis por clássicos dos Titãs como “Sonífera llha” e “Homem Primata”, mas Ciro saiu da banda antes mesmo do lançamento do primeiro disco, “Titãs” (1984).
Os Titãs seguem ativos com Branco Mello, Sergio Britto e Tony Bellotto, Beto Lee e Mário Fabre. A banda paulistana reúne sucessos de 38 anos de carreira, incluindo canções como “Marvin”, “Epitáfio” e “Os Cegos do Castelos”.