Mistério sobre desaparecimento de helicóptero continua; buscas entram no 5º dia
Polícia Militar e Força Aérea Brasileira participam das operações de resgaste; aeronave saiu de São Paulo e iria para Ilhabela
Começa nesta sexta-feira (5) o quinto dia de buscas pelo helicóptero que desapareceu no litoral norte de São Paulo. A aeronave sumiu do radar no domingo (31), mas as operações de resgate começaram no dia seguinte.
Quatro pessoas – incluindo o piloto – estavam a bordo da aeronave, que decolou no início da tarde do aeroporto Campo de Marte, na capital paulista, e tinha como destino a cidade de Ilhabela, no litoral do estado.
Na última quarta-feira (3), o corpo de um homem foi encontrado às margens de uma represa em Natividade da Serra, cidade do Vale do Paraíba que fica perto do litoral norte.
Inicialmente, foi cogitada a possibilidade de que o cadáver pudesse ser de um dos ocupantes da aeronave. Na quinta-feira (4), a Defesa Civil e a Secretaria da Segurança Pública descartaram relação com o caso.
As buscas pelo ar são feitas pela Força Aérea Brasileira (FAB) e pela Polícia Militar de São Paulo, por meio do helicóptero águia. O Corpo de Bombeiros se prepara para iniciar os trabalhos em terra, mas, para isso, precisa de coordenadas precisas sobre a possível localização da aeronave.
A FAB utiliza o avião SC-105 Amazonas na operação, que é feita pelo Esquadrão Pelicano. Cerca de 30 horas de voo já foram feitas em busca do helicóptero.
O avião usado pela FAB nas buscas contém um radar com capacidade de alcance de até 360 quilômetros e tem um sistema de comunicação via satélite que possibilita o contato com outras aeronaves ou centros de coordenação de salvamento (Salvaero), mesmo em voos em baixa altitude.
O SC-105 também tem um sistema eletro-óptico de busca por imagem e por espectro infravermelho. “Isso permite realizar buscas pelo calor, permitindo detectar, por exemplo, uma aeronave encoberta pela vegetação ou uma pessoa no mar”, diz a Força Aérea.
Quem é o piloto do helicóptero
A aeronave desaparecida era pilotada por Cassiano Tete Teodoro, 44 anos. Ele teve sua licença e as habilitações cassadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) por causa de “condutas infracionais graves à segurança da aviação civil”. A agência reguladora diz que ele chegou a recorrer, mas a decisão foi mantida.
“Cassiano Tete Teodoro foi cassado em decorrência, entre outros motivos, de evasão de fiscalização, fraudes em planos de voos e práticas envolvendo transporte aéreo clandestino”, acrescenta a Anac.
Ainda de acordo com a agência, “em outubro de 2023, após observar prazo máximo legal para a penalidade administrativa de cassação, que é dois anos, o piloto retornou ao sistema de aviação civil ao obter nova licença com habilitação para Piloto Privado de Helicóptero (PPH)”. “Essa licença não dá autorização para realização de voos comerciais de passageiros”, finaliza a Anac.
A advogada Érica Rodrigues Zandoná, que representa o piloto, diz que “a defesa se resguarda o direito de não comentar até averiguar todos os fatos junto ao seu cliente”.
Quem mais estava a bordo
O empresário Raphael Torres, 41 anos convidou a amiga Luciana Rodzewics, 46, e a filha dela, Letícia Ayumi Rodzewics Sakumoto, 20, para o voo.
Segundo o namorado de Letícia, o militar Henrique Thiofilo Stellato, a ideia do grupo era fazer um “bate-volta” em Ilhabela.
Na quarta-feira, o Stellato afirmou que a família iria organizar uma vaquinha para contratar pessoas que possam auxiliar nas buscas. A iniciativa, porém, foi suspensa posteriormente.
Helicóptero chegou a fazer pouso de emergência
Por conta da falta de visibilidade, o piloto chegou a fazer um pouso de emergência em uma área de mata. Letícia mandou mensagem ao namorado dizendo que o tempo estava ruim e que não havia condições para o voo. Ela não soube precisar o local da aterrisagem.
Às 14h42, o piloto Cassiano Tete Teodoro entrou em contato com o heliponto no qual iria pousar e relatou que estava com dificuldades para cruzar a serra. Às 14h49, o piloto disse que ainda procurava um ponto com céu limpo para subir com o equipamento e passar da camada de nuvens. Pouco mais de cinco minutos depois, Cassiano diz que tentaria “ir por cima”.
Por volta de 15h13, o operador do heliponto voltou a tentar contato com a aeronave, mas não houve retorno. O último registro do equipamento nos radares foi por volta de 15h, quando o helicóptero sobrevoava a Serra do Mar na altura da cidade de Caraguatatuba, também no litoral norte.
Como é o helicóptero desaparecido
O equipamento que seguiria rumo a Ilhabela é um Robinson R44 que foi fabricado em 2001 e tem capacidade para três passageiros e o piloto.
Segundo a Anac, o helicóptero, cujo prefixo é PR-HDB, não tem permissão para realizar o serviço de taxi aéreo, mas a documentação do Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade está em situação regular, com validade até junho de 2024.
A aeronave desaparecida está pintada com as cores preta e cinza. Em entrevista à CNN nesta quinta-feira (4) o especialista em segurança aérea Lito Souza afirmou que as cores do equipamento dificultam as buscas, já que podem gerar uma espécie de camuflagem em relação à vegetação.
(Publicado por Fábio Munhoz)