Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ministério da Justiça reconhece emergência de segurança no Rio Grande do Norte

    Estado enfrenta alta da criminalidade; governo federal autorizou repasse de R$ 19 milhões para segurança e prorrogou atuação da Força Nacional

    Policiamento nas ruas da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, após os ataques criminosos
    Policiamento nas ruas da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, após os ataques criminosos José Aldenir/TheNews2/Estadão Conteúdo

    Jéssica Mourada CNN

    em Brasília

    O Ministério da Justiça e Segurança Pública reconheceu a situação de emergência temporária na segurança pública no Rio Grande do Norte. A pasta editou três portarias para reforçar o combate à onda de criminalidade no estado.

    As medidas assinadas pelo ministro Flávio Dino foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (14).

    Há um mês, uma onda de atos violentos ameaçam a segurança no Rio Grande do Norte, com ataques comandados por facções criminosas contra a população, prédios públicos, comércios e veículos.

    O ato que confirmou a crise na segurança no RN autorizou o repasse de R$ 19 milhões do Fundo Nacional de Segurança Pública ao estado. O texto especifica que o dinheiro deve ser aplicado em ações de custeio, que envolvem gastos com contratos de prestação de serviço e compra de materiais, e que podem ser executados até dezembro do ano que vem.

    Além disso, a Força Nacional vai continuar a atuar no Rio Grande do Norte. Uma das portarias prorrogou a presença dos agentes por mais um mês. Eles vão reforçar ações de segurança no estado até 13 de maio.

    A Força Tarefa de Intervenção na segurança do RN também vai seguir em operação pelo mesmo período. O grupo é responsável por “para exercer a coordenação das ações das atividades dos serviços de guarda, de vigilância e de custódia de presos”.