Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Meteorologista alerta para chance de neve no Sul do país nesta semana

    Estael Sias diz que a neve deve aparecer entre o final da noite de segunda-feira (28) e o começo de terça-feira (29)

    Produzido por Renata Souza*, da CNN em São Paulo

    O Sistema Nacional de Meteorologia alertou que uma frente fria deve avançar pela região Sul neste domingo (27). Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, há chance de ocorrer o primeiro episódio de neve deste ano, segundo a meteorologista da MetSul, Estael Sias.

    “Pela avaliação dos dados mais recentes, deve ser um episódio de neve não muito significativo, mas que pode afetar, principalmente, os trechos de serra do Rio Grande do Sul, como Serra do Sudeste, a Serra Catarinense, planalto sul-Catarinense e, quem sabe, até o sul do Paraná também.”

    Estael explica que a neve deve aparecer entre o final da noite de segunda-feira (28) e o começo de terça-feira (29).

    Segundo a meteorologista, há previsão de geadas abrangendo boa parte do Sul, mas também parte do estado de Minas Gerais.

    “Os modelos até projetam uma ocorrência de geada de forma mais abrangente e maior impacto no sul do Brasil, mas que pode afetar parte do Centro-Oeste, como Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo. Até no sul de Minas Gerais podemos ter ocorrência de geada nesta semana.”

    As baixas temperaturas em Minas vão avançar para o Rio de Janeiro e São Paulo. De acordo com Estael Sias, quarta e quinta-feira serão os dias mais gelados para os paulistas. “São Paulo pode ter marcas, em alguns bairros, de 5°C. É frio intenso nos começos das manhãs.”

    Geada na serra catarinense
    Geada no estado de Santa Catarina.
    Foto: Mycchel Legnaghi / São Joaquim Online

    Para o Sul, a previsão é de baixa temperatura ao longo de todo o dia, sendo que durante as tardes, Rio Grande do Sul e Santa Catarina não terão mais do que 10°C a 12°C. “É um frio associado ao vento e à nebulosidade, que traz uma sensação térmica muito baixa.”

    A queda brusca de temperatura é temporária, mas irá atingir boa parte da América do Sul, como Argentina, Paraguai e Bolívia. Além disso, Mato Grosso do Sul, Acre, Rondônia e sul do Amazonas são outras localidades enumeradas pela meteorologista, ao passo que Norte e Nordeste continuarão com temperaturas altas e não serão impactados pela massa de ar polar.

    Na avaliação da especialista, o inverno de 2021, em geral, não seguirá a tendência desta semana. “A estação terá temperatura agradável, amena e até alta em algumas regiões em razão do ar muito seco que vai atuar durante os meses de inverno”. Ela também ressalta que a falta de chuva será a grande preocupação dos próximos meses.

     (*sob supervisão de Juliana Alves)

    Tópicos