Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Meta de zerar desmatamento não é fácil, mas é factível, diz pesquisador do Inpe

    À CNN Rádio, o climatologista Carlos Nobre afirmou que objetivo de alcançar desmatamento zero até 2030 é um “enorme desafio”

    Amanda Garciada CNN

    A meta de zerar o desmatamento no Brasil até 2030 é “um enorme desafio”, mas “é factível.”

    Esta é a avaliação do climatologista e pesquisador sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) Carlos Nobre, em entrevista à CNN Rádio.

    “95% do desmatamento na Amazônia e 80% no Cerrado são ilegais e criminosos, o Brasil têm de atacar o crime organizado que cresceu nos últimos anos. Não é fácil, mas é factível.”

    O especialista lembra que, se o País for capaz de alcançar a meta, será “um dos primeiros do mundo a atingir metas do Acordo de Paris.”

    Para caminhar neste sentido, Nobre afirma que a parceria entre Estados Unidos e Brasil será importante, como a retomada do Fundo Amazônia.

    O enviado especial dos EUA John Kerry se reuniu na terça-feira (28) com a ministra do Meio Ambiente Marina Silva.

    Até o momento os norte-americanos se comprometeram a investir 9 bilhões de dólares no Fundo – valor considerado insuficiente.

    O pesquisador do Inpe participou de parte do encontro e afirmou que Kerry lembrou que os EUA têm parceria com Egito e Indonésia para transição energética.

    “É um país muito rico, deve ajudar [o Fundo Amazônia] com valor substantivo”, disse.

    Os recursos, segundo ele, devem ser destinados, além do combate à criminalidade, para um “grande projeto de restauração florestal”.

    “A floresta secundária crescendo, acontece de forma rápida e retira gás carbônico da atmosfera pela fotossíntese”, explicou.

    *Com produção de Isabel Campos

    Acompanhe as principais notícias sobre os números de desmatamento no Brasil.

    Tópicos