Mercados abrem semana em tom de otimismo, de olho em dados de inflação dos EUA
Thais Herédia e Priscila Yazbek apresentam podcast CNN Money, nas manhãs de segunda a sexta, com balanço dos assuntos que influenciam mercados, finanças e economia
Esta segunda-feira (12) abre uma semana importante para o mercado financeiro.
Dois dados de inflação dos Estados Unidos devem ser divulgados na terça e na quarta-feira: respectivamente, o CPI, que mede os preços ao consumidor, e o PPI, os preços ao produtor. Segundo projeções do mercado, ambos os índices devem apresentar uma leve queda de 0,1% em agosto, o que renova a esperança de que a inflação nos EUA tenha atingido um pico.
Com isso em mente, o mercado financeiro pode voltar a esperar uma suavização por parte do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) quanto aos juros. A expectativa, porém, é que a autoridade monetária eleve a taxa de referência em 0,75 p.p. em reunião na próxima semana — um movimento agressivo que deve coroar uma sucessão de altas da mesma magnitude.
Ao mesmo tempo, os dados de inflação dessa semana podem recalibrar a visão do mercado, à medida que as projeções de queda — ou mesmo sinais de que tenha chegado a um pico — podem reviver apostas de um aumento menor, na casa de 0,5 p.p. Isso acontece porque o Fed já declarou ser “data dependente” e que irá tomar decisões com base em dados da atividade, sem descartar oscilações de maior ou menor grau quanto às taxas de juros.
O otimismo contagiava os mercados pela manhã, que estendiam ganhos da sexta-feira (9). Na Europa, as Bolsas estavam sendo puxadas por ações bancárias, enquanto a Ásia teve um dia de negociações reduzidas devido a feriados nacionais na China, Coreia do Sul e Hong Kong. No Brasil, o orçamento público de 2023 volta a preocupar.
Apresentado por Thais Herédia e Priscila Yazbek, o CNN Money apresenta um balanço dos assuntos do noticiário que influenciam os mercados, as finanças e os rumos da sociedade e das dinâmicas de poder no Brasil e no mundo.
*Publicado por Tamara Nassif