Melhora da educação no Brasil passa por empenho político, diz Priscila Cruz
À CNN, presidente-executiva do Todos Pela Educação destacou importância de continuidade e aprimoramento de políticas para a área
A melhora da educação brasileira passa por uma pressão maior da sociedade e um engajamento de famílias e professores, mas, para Priscila Cruz, presidente-executiva da ONG Todos Pela Educação, o processo começa pela política, e demanda empenho.
“Tem um início, que é os prefeitos, governadores e as lideranças públicas como um todo tomarem uma decisão de saírem da retórica fácil de que educação é importante, prioritária, mas de fato colocar a educação como uma política prioritária na sua gestão, isso faz toda a diferença”, afirmou Cruz em entrevista à CNN neste sábado (5).
Segundo ela, isso depende de uma política de continuidade para as decisões na área, em que as boas políticas públicas “passam a ser também o grande objetivo” das gestões.
“Precisa tirar também a imagem de que fazer é educação é simples, basta ter escola, contratar o professor, matricular o aluno e a mágica vai acontecer, não é assim”, diz Cruz.
“É necessário ter muita decisão e empenho político de colocar a educação como prioridade e ter as políticas públicas baseadas em evidencias, aprender com o que dá certo, ter uma visão clara com os resultados, porque cria um engajamento na direção correta, e aí uma articulação entre o currículo, a formação de professores, as avaliações, o apoio pedagógico e uma excelente gestão escolar”.
Confira a entrevista na íntegra no vídeo acima.