Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ministério da Educação autoriza aulas online no ensino superior até dezembro

    Órgão também flexibilizou os estágios e as práticas em laboratório, que poderão ser feitas à distância neste período, com exceção dos cursos na área de saúde

    Sala de aula vazia em faculdade durante pandemia de coronavírus
    Sala de aula vazia em faculdade durante pandemia de coronavírus Foto: Amanda Perobelli - 13.mar.2020/Reuters

    Carolina Figueiredo, da CNN, em São Paulo

    O Ministério da Educação (MEC) estendeu, nesta quarta-feira (17), a autorização para a realização de aulas à distância em instituições federais de ensino superior até 31 de dezembro deste ano. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União.

    Segundo a pasta, a decisão foi motivada pelas medidas de contenção à pandemia da Covid-19. Além disso, o MEC também flexibilizou os estágios e as práticas em laboratório, que poderão ser feitas à distância neste período, com exceção dos cursos na área de saúde.

    Leia também:

    Sem publicar edital, MEC adia início das inscrições para o Sisu
    Enquete sobre data do Enem acontecerá entre 20 e 30 de junho

    Em março, o MEC já havia publicado a primeira portaria que trata sobre o tema com validade de 30 dias. Esta já é a terceira vez que o prazo é prorrogado. 

    As instituições de ensino terão autonomia para definir o currículo de substituição das aulas presenciais, a disponibilização de recursos a estudantes para que eles possam acompanhar as aulas, e a realização de atividades durante o período.

    O documento prevê ainda que as instituições podem suspender as atividades acadêmicas presenciais, mas que essas aulas deverá ser integralmente repostas em outro momento. As instituições poderão, ainda, alterar o calendário de férias, desde que cumpram a carga horária dos cursos.