Marinha resgata turista argentino perdido no oceano; 272 pessoas foram socorridas em 2023
O sobrevivente nadou até uma região rochosa e chamou ajuda via rádio
A Marinha do Brasil resgatou um turista argentino nas proximidades da Ponta de Castelhanos, na Ilha Grande, em Angra dos Reis (RJ).
O homem, que estava a passeio no Rio de Janeiro, realizava um passeio de caiaque acompanhado por outros três argentinos quando a embarcação virou devido às condições adversas do mar.
O sobrevivente conseguiu se abrigar em um costão rochoso e emitir o pedido de socorro pelo rádio, atendido pelo Navio Hidroceanográfico Faroleiro “Almirante Graça Aranha”. O homem foi recolhido pelo navio e passa bem.
“Tive um acidente, fui até as pedras. Estou muito agradecido à tripulação. Todos me ajudaram a sair, e me deram água, roupa e mediram minha pressão. Não sei como agradecer”, disse o sobrevivente em um vídeo divulgado pela Marinha.
Outros dois outros canoístas argentinos conseguiram remar até a praia de Lopes Mendes, também na Ilha Grande, e chegaram ao destino ainda no fim da tarde da última quarta-feira (16). Já o terceiro canoísta, que a princípio encontrava-se desaparecido, chegou à mesma praia com o auxílio do Corpo de Bombeiros.
Segundo a Marinha, 272 pessoas foram resgatadas no mar e rios só neste ano. Desde 2019, foram resgatadas 5.282 pessoas, como resultado de 1.662 ações de busca e salvamento marítimo.