Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Maior atuação do governo federal pode ajudar no controle da criminalidade, diz especialista à CNN

    Socióloga Carolina Grillo destaca importância da participação do governo na segurança pública, especialmente no campo da inteligência

    Da CNN

    A socióloga Carolina Grillo, coordenadora do grupo de ilegalismos da Universidade Federal Fluminense (UFF), defendeu uma maior atuação do governo federal no controle da criminalidade durante entrevista ao CNN 360° desta quinta-feira (24).

    Segundo a especialista, essa participação é fundamental para lidar com grupos armados de atuação nacional e internacional.

    Grillo ressaltou a complexidade do cenário atual: “Estamos lidando com grupos armados que são de atuação nacional e que operam mercados internacionalmente, como os mercados da droga, em que o Brasil não só importa drogas, como exporta drogas”.

    Inteligência como foco principal

    A socióloga enfatizou que a atuação do governo federal deve se concentrar principalmente no campo da inteligência.

    Ela criticou as polícias estaduais por deixarem a desejar nesse aspecto, muitas vezes devido à relutância em investigar grupos corruptos dentro das próprias corporações.

    “É possível, sim, que a entrada, a maior participação do governo federal possa indicar algum caminho de controle maior da criminalidade no Brasil e no Rio de Janeiro por consequência”, afirmou Grillo, destacando o potencial positivo dessa integração.

    A especialista também mencionou o papel da Polícia Federal, que frequentemente consegue desarticular grupos criminosos por meio de suas investigações.

    Isso reforça a importância de uma atuação mais abrangente e coordenada entre as esferas estaduais e federais no combate ao crime organizado.

     

    Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

    Tópicos