Líder de facção criminosa é preso no Rio de Janeiro
Ação comandada pela Polícia Federal de Manaus contou com mais de 40 policiais
Um dos principais líderes de uma facção criminosa, identificado como Silvio Andrade Costa, foi preso nesta terça-feira (23) pela Polícia Federal no Rio de Janeiro. Além dele, outras duas pessoas também foram detidas durante a terceira fase da Operação Nômade, da Polícia Federal de Manaus.
Segundo as investigações, o homem, conhecido como Barriga, que é acusado de ser o principal nome da facção no Amazonas, estava morando na capital fluminense, de onde agia ativamente na tomada de decisões da quadrilha.
A ação, que contou com mais de 40 policiais, teve apoio do Comando de Operações Táticas da PF, da Delegacia de Repressão a Entorpecentes e do Grupo de Pronta Intervenção da PF no Rio de Janeiro.
Na ação, os policiais estiverem em comunidades dominadas pelo tráfico nos bairros do Catumbi e Rio Comprido, na zona norte do Rio. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva, expedidos pela Justiça Estadual no Amazonas.
Segundo a PF, a investigação é para apurar a atuação de uma quadrilha especializada em tráfico de drogas e crimes violentos no estado do Amazonas. A operação desta terça-feira foi para esclarecer fatos relacionados a possíveis crimes de pertencimento a organização criminosa e tráfico de drogas.
Se condenados, os acusados podem cumprir penas penas superiores aos vinte anos de prisão. A investigação conta com o apoio da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Amazonas.