Lançamento do WhatsApp Comunidades, Silveira na CCJ da Câmara e mais de 27 de abril
Deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) foi indicado pelo seu partido como membro titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Câmara dos Deputados, nesta quarta (27)
A confirmação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de que a decisão do WhatsApp de adiar megagrupos não está prevista em acordo, e a indicação do deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) como membro titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Câmara dos Deputados, estão entre os destaques do noticiário nesta quarta-feira (27).
Decisão do WhatsApp em adiar megagrupos não consta em acordo, diz TSE
A decisão do WhatsApp de adiar para depois da eleição a ferramenta que permite a junção de dez grupos não é decorrente do acordo firmado, entre a empresa e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no programa de combate à disseminação de notícias falsas.
O memorando de entendimento, firmado em 15 de fevereiro, prevê uma série de iniciativas da plataforma, mas não faz qualquer menção aos megagrupos de conversas. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do TSE nesta quarta-feira (27).
Daniel Silveira é nomeado membro da CCJ da Câmara
O deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) foi indicado pelo seu partido como membro titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. O deputado bolsonarista também foi eleito 1° vice-presidente da Comissão de Segurança e Combate ao Crime Organizado.
Os membros das comissões são indicados pelos partidos, cada partido tem um número de vagas em cada comissão.
ONU conclui que Moro foi parcial em julgamento de Lula
O Comitê de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas) concluiu que o ex-juiz Sérgio Moro foi parcial no julgamento dos processos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no âmbito da Operação Lava Jato, e que os direitos políticos de Lula foram violados em 2018, por ter sido impedido de participar da disputa presidencial naquele ano.
O resultado do julgamento não deve acarretar punição específica a Moro, mas o Estado brasileiro tem a obrigação de seguir a recomendação do colegiado. O comitê é responsável por supervisionar o cumprimento do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos, do qual o Brasil é signatário.
Paulo Guedes volta a falar em redução maior do IPI
Nesta quarta-feira, o ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a prometer mais uma rodada de redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Após corte de 25%, anunciado em fevereiro, o ministro chegou a falar em ampliar a redução para 33%, no entanto, o governo recuou por falta de acordo interno sobre a medida.
UE chama de “chantagem” corte no envio de gás; Rússia nega
A gigante estatal de energia russa Gazprom interrompeu, nesta quarta-feira (27), o fornecimento de gás à Bulgária e à Polônia por não pagarem pelo combustível em rublos, a resposta mais dura do Kremlin até agora às sanções impostas pelo Ocidente devido à invasão da Ucrânia.
A presidente do órgão executivo da União Europeia classificou como “chantagem” a medida da Gazprom, mas disse que o bloco está trabalhando em uma resposta coordenada à escalada de Moscou.
Publicado por Anna Gabriela Costa