Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ministério Público do DF determina investigação sobre suposta violência policial em manifestação de enfermeiros

    Manifestantes pediam o pagamento do piso da categoria na Esplanada dos Ministérios; uma pessoa foi detida

    Justiça do DF determina investigação sobre suposta violência policial em manifestação de enfermeiros
    Justiça do DF determina investigação sobre suposta violência policial em manifestação de enfermeiros Sindicato dos Enfermeiros DF

    Brenda Silvada CNN

    em Brasília

    O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) determinou que a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) abra investigação sobre tumulto com manifestantes nesta segunda-feira (3). O ato pedia a liberação do pagamento do piso de enfermagem.

    Em imagens divulgadas pelo Sindicato dos Enfermeiros do DF, é possível ver policiais utilizando spray de pimenta contra os manifestantes e tirando um homem do local. O ato ocorreu na Esplanada dos Ministérios, na altura da sede do Ministério da Saúde, em Brasília.

    A Corregedoria da PMDF tem dez dias para informar sobre a abertura do procedimento. O MPDFT afirmou que, caso sejam confirmados excessos na atuação dos oficiais, eles devem ser punidos.

    Segundo a Polícia Militar, o homem detido não pertence à categoria da enfermagem e é morador do Rio Grande do Norte.

    Em nota, a polícia afirma que havia uma ordem do governo do Distrito Federal para não permitir a obstrução da via que corta a Esplanada e que, após negociação com os manifestantes, parte da pista foi liberada.

    “Porém, um manifestante voltou a ocupar as vias desobstruídas e incitar outros manifestantes a fazerem o mesmo. Foi solicitado que ele liberasse a via, o manifestante desobedeceu ao policial e o empurrou”, afirmou em nota. O homem foi autuado por desacato e desobediência.

    Em resposta ao contato da CNN, a PMDF afirmou que não comenta decisões judiciais. O Sindicato dos Enfermeiros do DF não deu retorno.