Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Juizado Criminal marca audiência de processo por agressão de Rafael Cardoso

    Delegacia enquadrou conduta do ator nos crimes de ameaça e tentativa de lesão corporal e remeteu o caso para a Justiça

    Isabelle Salemeda CNN

    Foi marcada para o dia 17 de abril a primeira audiência do processo de agressão contra o ator Rafael Cardoso. A acusação de ameaça será julgada no 9º Juizado Especial Criminal, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro.

    O ator é acusado de agredir o gerente de um bar, no último dia 26. O caso foi investigado pela Delegacia da Barra da Tijuca.

    Em depoimento à Polícia Civil, o ator confirmou que teve um desentendimento com a vítima e que tentou agredi-la, mas que não a teria chutado. Cardoso afirmou, ainda, que tinha feito uso de remédio para ansiedade e indutor do sono na ocasião.

    De acordo com o delegado Neilson Nogueira, a conduta de Rafael foi enquadrada nos crimes de ameaça e tentativa de lesão corporal, uma vez que o laudo do exame de corpo de delito, do Instituto Médico Legal (IML), não foi capaz de detectar lesões na vítima.

    “Por se tratar de crimes considerados de menor potencial ofensivo, aqueles com pena máxima de até 2 anos, não há ato formal de indiciamento. Agora será designada uma audiência no Juizado Especial Criminal para se tentar uma composição ou conciliação entre os envolvidos. Se não houver conciliação, o Ministério Público pode apresentar uma proposta de transação penal, que pode ser uma prestação pecuniária, um serviço voluntário ou qualquer medida alternativa. Ultrapassadas essas fases, o MP apresenta denúncia e se instaura o processo para que ele seja julgado”, explicou o delegado.

    Segundo relato do funcionário do bar à Polícia Civil, no dia da agressão, o ator chegou de carro em alta velocidade e freando fortemente em frente ao estabelecimento, o que teria assustado os clientes.

    Ainda segundo o depoimento aos policiais, Rafael chegou ao local agressivo e muito alterado. Ele, então, logo pediu para chamar o gerente do bar.

    O funcionário contou ainda que se aproximou para cumprimentar o artista, mesmo sem nenhum contato anterior, Rafael teria ameaçado o funcionário de morte.

    O gerente contou que, por isso, se afastou. Na sequência, o ator teria ido atrás dele e dado um soco na nuca. Assim teria começado a confusão.

    Ator Rafael Cardoso / Reprodução/Redes Sociais

    Câmeras de segurança flagraram toda a ação

    O circuito interno do estabelecimento mostra Rafael, de camisa preta, discutindo com funcionários do local em frente ao bar. Em determinado momento, o gerente, que usa roupa verde, chega, fala com o ator e se afasta.

    Rafael vai atrás do gerente. Momentos depois, os dois voltam. O funcionário entra correndo no estabelecimento e chega a esbarrar nas mesas. O ator vem logo depois dele.

    O funcionário corre de novo para fora do bar e cai no chão. Rafael começa a agredir o homem, mesmo com ele caído. Outras pessoas chegam para separar a briga e o gerente se levanta.

    Rafael, momentos depois, parte para cima do homem novamente. Os dois correm e quase atravessam as pistas da avenida Lúcio Costa, na orla da Barra. Depois de alguns minutos de confusão, o ator vai embora. A equipe do bar fica na porta do estabelecimento.

    Procurada pela CNN a defesa de Rafael Cardoso informou que tudo foi um mal-entendido, uma vez que o ator reagiu a ofensas verbais injustificadas. O advogado Alexandre Ramalho disse ainda que Rafael, no entanto demonstrou sua plena cooperação com as autoridades, comparecendo à 16ª DP (Barra da Tijuca) para prestar todos os esclarecimentos necessários.

    Tópicos