Instalação da CPI da Covid, importação da Sputnik V negada e mais de 27 de abril
5 Fatos Manhã, apresentado por Elisa Veeck, repercute principais notícias do Brasil e do mundo
Anvisa nega a importação da vacina Sputnik V, três novas cepas do coronavírus são identificadas em São Paulo e o primeiro dia da CPI da Covid-19 no Senado estão entre os destaques do 5 Fatos Manhã desta terça-feira, 27 de abril de 2021.
Sputnik V negada
A Anvisa negou a importação da vacina russa Sputnik V contra Covid-19. A agência alegou falta de dados consistentes e confiáveis. 14 estados haviam comprado doses do imunizante e esperavam pela liberação da Anvisa.
CPI da Covid-19
Será instalada nesta manhã a CPI da Covid-19, que vai apurar ações e omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia. A comissão deve servir de palco para o enfrentamento político entre críticos e defensores do governo.
Renan Calheiros
A Justiça Federal de Brasília proibiu que o senador Renan Calheiros (MDB-AL) seja o relator da CPI da Covid-19. Ele é pai do governador de Alagoas, Renan Filho, que teoricamente pode ser um dos investigados pela comissão. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse que não vai acatar a decisão judicial porque a escolha do relator da CPI é uma “questão interna” do parlamento.
Novas cepas em SP
Pesquisadores do Instituto Butantan identificaram três novas cepas do coronavírus circulando pelo estado de São Paulo. Tratam-se das variantes suíça e sul-africana e também de uma mutação da variante amazônica.
Renda básica
O plenário do Supremo Tribunal Federal determinou que o governo federal comece a pagar a partir do ano que vem um programa de renda básica à população mais pobre. O benefício deve ser destinado aos brasileiros que vivem em situação de pobreza e de extrema pobreza, com renda per capta de até R$ 178.
Newsletter
Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br