Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Inmet mantém alerta de perigo para chuvas fortes em 12 estados até sexta-feira (5)

    Previsão é de que entre quinta-feira (4) e sexta-feira (5), acumulado de chuva passe de 100 milímetros em algumas regiões

    Em laranja, estados com alerta de perigo para chuva
    Em laranja, estados com alerta de perigo para chuva Inmet

    Da CNN

    São Paulo

    O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta de perigo para chuvas fortes em pelo menos 11 estados e o Distrito Federal. O alerta tem validade até sexta-feira (5).

    Segundo o comunicado, além do Distrito Federal, as chuvas fortes devem atingir os estados do Amazonas, Acre, Pará, Tocantins, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Espírito Santo e Rondônia.

    A previsão é de volumes de chuva que podem variar entre 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos entre 60 a 100 km/h.

    Com isso, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas nos Estados que devem ser atingidos por esse sistema climático.

    Apesar do aviso, o Inmet lembra que ele não necessariamente garante a ocorrência de chuvas intensas em todas as regiões, já que a possibilidade de precipitação volumosa e localizada é típica do verão e, nesse caso, se deve à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que passa pelas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.

    O Inmet afirma ainda que os modelos meteorológicos do instituto mostram que o primeiro mês de 2024 indica chuva abaixo da média no Norte e Sul do País e acima da média no Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste. As temperaturas deverão ser acima da média em praticamente todo o Brasil, assim como nos últimos meses de 2023 com ondas de calor localizadas e podendo chegar a patamares recordes.

    Publicado por: André Rigue