Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Influência de Zanin será determinante na sucessão de Weber no STF, dizem aliados de Lula

    Entre os cotados para a vaga estão Jorge Messias, Flávio Dino. Bruno Dantas, Luis Felipe Salomão e Rodrigo Pacheco

    Thais Arbex

    Com mais uma vaga a preencher no Supremo Tribunal Federal (STF) neste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá em seu ex-advogado, o agora ministro da Corte Cristiano Zanin, um de seus principais conselheiros na escolha.

    Segundo interlocutores do presidente, o ex-defensor do petista terá influência determinante na seleção de um nome para a cadeira a ser aberta com a aposentadoria de Rosa Weber.

    Vídeo: Lula quer ouvir ministros do STF sobre vaga de Weber

    Embora a lista de cotados tenha uma série de nomes, aliados do presidente dizem que o quadro está indefinido.

    Hoje, segundo relatos feitos à CNN, a preocupação de Lula é escolher alguém que possa ter sintonia com Zanin e não tenha veto dos demais integrantes da Corte.

    Pessoas que têm participado das conversas sobre a sucessão no Supremo dizem que o presidente quer, acima de tudo, evitar que a Corte volte a ser formada por “11 ilhas” —referência ao número de ministros.

    Hoje, entre os cotados, estão o advogado-geral da União, Jorge Messias; o ministro Flávio Dino (Justiça); o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas; o ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ); além do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

    Há também uma pressão para que Lula indique uma mulher para o cargo, já que a vaga será aberta com a aposentadoria de Rosa.

    Com a posse de Zanin no Supremo, nesta quinta-feira (3), a perspectiva é de que Lula passe a se debruçar com mais afinco na definição da vaga na Corte.

    O presidente deve seguir um roteiro conhecido entre seus pares: analisar toda a trajetória dos candidatos, avaliar as posições defendidas e fazer, em resumo, um verdadeiro pente-fino.

    Desta vez, no entanto, todo esse processo será acompanhado de perto por Zanin.

    Tópicos