Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Inep divulga resultados do Enem 2023; veja como acessar

    Candidato poderá usar a nota para participar do Sisu; inscrições abrem na próxima segunda-feira (22)

    Participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
    Participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Valter Campanato/Agência Brasil - 28.nov.2021

    Da CNN

    O Instituto Nacional Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou a partir das 10h30 de hoje (16), os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. As notas dos treineiros serão publicadas somente em março.

    Para acessar o resultado, o candidato deve entrar na Página do Participante e fazer o login usando o cadastro do portal gov.br. O site apresentou instabilidade durante a manhã, mesmo antes da liberação dos resultados.

    Com a nota, o participante poderá se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que é a porta de entrada de diversas universidades públicas. A plataforma reúne as vagas das instituições de ensino participantes e permite que o usuário escolha os cursos a que deseja concorrer com a pontuação do Enem.

    As inscrições para o Sisu começam no dia 22 de janeiro e vão até o dia 25. O resultado será publicado no dia 30 de janeiro. Segundo o Ministério da Educação, 264.360 serão oferecidas pelo Sisu neste ano, distribuídas em 127 instituições de ensino de todo o país.

    Além do Sisu, a nota do Enem é necessária para participação em outros programas federais relacionados ao ensino superior, com o programa Universidade Para Todos (ProUni) e o Financiamento Estudantil (Fies).

    A nota do Enem também pode ser utilizada por brasileiros para participação em processos seletivos de universidades de Portugal. Segundo o Inep, 29 instituições portuguesas aceitam a pontuação do Enem.

    Enem 2023

    Segundo o Inep, cerca de 3,9 milhões de pessoas se inscreveram para a edição do Enem do ano passado, que foi aplicada nos dias 5 e 12 de novembro em cerca de 9.400 locais.

    Em 2023, o índice de abstenção foi de 28,1% no primeiro dia de prova e de 32% no segundo.

    (Publicado por Fábio Munhoz)