Incêndio Embu das Artes: “Ainda existe fogo”, diz bombeiro
Órgão foi acionado na noite de segunda (8) e continua os trabalho na terça (9)
Em entrevista à CNN nesta terça-feira (9), mais de 12 horas após o início do incêndio em um galpão na cidade de Embu das Artes, o porta-voz do Corpo de Bombeiros de São Paulo (CBMSP), capitão André Elias, relata que o fogo está confinado, mas ainda não chegou na fase de rescaldo. “Ainda existe fogo, o material queima em profundidade”.
O fogo começou na antiga sede da Aba Motors, que era utilizada como depósito de materiais de construção.
Segundo a Defesa Civil do Estado, resina fenólica e óleo desengripante, materiais extremamente inflamáveis, eram armazenados no local, o que dificulta o trabalho de combate ao fogo.
“O material se trata de uma resina. Quando jogamos água, a resina se endurece e acaba prejudicando a passagem da água. Isso faz com que fogo continue embaixo, o que dificulta bastante o trabalho do Corpo de Bombeiros”, afirma o capitão.
Na manhã desta terça-feira (9), 13 viaturas do CBMSP atuavam no combate ao fogo. Segundo o capitão André, o ápice do trabalho foi quando 17 viaturas e 40 bombeiros atuaram no local. O porta-voz acredita que o trabalho dos militares deve persistir durante todo o dia.
O capitão ainda afirma que não existe possibilidade do fogo se espalhar para outros lugares. “Desde o primeiro momento, o fogo se limitou a edificação dessa fábrica, no entorno também não há residencias”.
“Essas explosões foram por conta do armazenamento da resina em forma de aerossol. A resina é armazenada em um tubo pressurizado. Com o aumento da temperatura, essa pressão interna aumenta subitamente e acaba tendo que ser extravasada de alguma maneira”, explica.