Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Incêndio atinge Museu de História Natural da UFMG

    Fogo teve início às 06h25 da manhã; parte do material fóssil e paredes da edificação foram comprometidas

    Parte do museu que foi atingida pelo incêndio nesta segunda-feira (15)
    Parte do museu que foi atingida pelo incêndio nesta segunda-feira (15) Foto: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

    Paula Mariane e Leonardo Lopes,

    da CNN, em São Paulo

    O Museu de História Natural da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi atingido por um incêndio nesta segunda-feira (15). O fogo teve início às 6h25 da manhã. 

    De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo se alastrou para o telhado do Museu, mas foi controlado. Embora não tenha registro de vítimas, parte do material fóssil foi atingido. As paredes da edificação também ficaram comprometidas.

    “Certamente foi em uma área que nos preocupa muito”, afirmou a atual diretora do Museu, Mariana Lacerda.

    “Estamos consternados com a situação e compartilhamos o sentimento de tristeza que se abateu sobre todos com a notícia”, lamentou o Museu em um comunicado. 

    Museu de História Natural
    Vista aérea do Museu de História Natural da UFMG
    Foto: COBOM/MG

    Segundo a assessoria do Museu, o incêndio atingiu um local de reserva, no qual se encontrava parte do acervo que não estava exposto. “Estamos aguardando a perícia no local para então avaliarmos os danos e as perdas materiais”, afirmou a diretora. As causas do incêndio também estão sendo apuradas. 

    A suspeita é de que ocorreu um curto-circuito na rede elétrica. No entanto, segundo a diretora do Museu, a fiação do prédio é nova.

    O museu

    Localizado em Belo Horizonte, o Museu de História Natural e Jardim Botânico possui um acervo formado por mais de 260 mil itens, que contempla peças e coleções científicas de plantas e reserva vegetal. Além disso, o acervo dispõe de milhares de livros e periódicos. 

    “Em grande parte, esse material chegou ao museu como resultado de atividades de pesquisa em vários sítios arqueológicos. Além desses, outros registros e conjuntos museológicos foram também adquiridos por meio de legado e doações’, afirma o site oficial da instituição.

    Incêndio no Museu de História Natural da UFMG
    Parte do material fóssil e da edificação do museu foram comprometidas
    Foto: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais