Helicóptero desaparecido em SP: saiba como são feitas as buscas pela aeronave
Equipamento decolou no domingo (31) do aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, e iria para Ilhabela
A Força Aérea Brasileira (FAB) segue em busca do helicóptero que desapareceu na região do litoral norte de São Paulo no último domingo (31), véspera do Ano-Novo.
A aeronave decolou do aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, no período da tarde e iria para Ilhabela. Quatro pessoas, incluindo o piloto, estavam a bordo.
As buscas são feitas pelo Esquadrão Pelicano da FAB, que utiliza o avião SC-105 Amazonas com 15 tripulantes. Até o momento, quase 30 horas de voo já foram feitas.
De acordo com a FAB, o SC-105 é equipado com um radar com capacidade de alcance de até 360 quilômetros. O avião também tem um sistema de comunicação via satélite que possibilita o contato com outras aeronaves ou centros de coordenação de salvamento (Salvaero), mesmo em voos em baixa altitude.
A coordenação da operação de busca pelo helicóptero desaparecido é feita pelo Salvaero de Curitiba. Os trabalhos, diz a FAB, são “prejudicados pelas condições meteorológicas e pelo relevo montanhoso na região”. A área total de buscas é de 5 mil quilômetros quadrados.
Além do radar, o avião da FAB utilizado no trabalho de resgate conta também com um sistema eletro-óptico de busca por imagem e por espectro infravermelho. “Isso permite realizar buscas pelo calor, permitindo detectar, por exemplo, uma aeronave encoberta pela vegetação ou uma pessoa no mar”, diz a Força Aérea.
“Com capacidades avançadas e tecnologia de ponta, o SC-105 Amazonas da FAB tem definido padrões para missões de busca e salvamento, servindo como uma plataforma robusta para operações SAR [sigla em inglês para “resgate e salvamento”]”, acrescenta a corporação.
A Polícia Militar também auxilia no trabalho de buscas, utilizando o helicóptero Águia.
Os trabalhos de busca em terra ainda não foram iniciados. Para começar essa operação, o Corpo de Bombeiros precisa das coordenadas precisas do local onde o helicóptero possa estar.
Veja vídeos das buscas:
(Publicado por Fábio Munhoz)