Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Helicóptero caiu “minutos” após pouso na mata, diz polícia

    Aeronave havia feito um pouso de emergência em Paraibuna em razão do mau tempo; destroços foram localizados nesta sexta (12)

    Imagens enviadas por Letícia mostram pouso de emergência antes de desaparecimento de helicóptero
    Imagens enviadas por Letícia mostram pouso de emergência antes de desaparecimento de helicóptero Reprodução

    Fábio Munhozda CNN

    Em São Paulo

    O delegado Paulo Sérgio Rios Campos Melo, diretor do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope), da Polícia Civil de São Paulo, afirma que o helicóptero de prefixo PR-HDB, cujos destroços foram encontrados na manhã desta sexta-feira (12), caiu poucos minutos após o pouso de emergência que havia feito em Paraibuna, no Vale do Paraíba. Não houve sobreviventes.

    Segundo o delegado, a distância entre a área do pouso e o local onde a aeronave foi encontrada é de aproximadamente 10 quilômetros. Ele afirmou, entretanto, que, no momento, ainda não é possível definir com exatidão quanto tempo se passou entre o pouso e a queda.

    O diretor do Dope acrescentou que, com base nos dados obtidos por meio da localização dos telefones celulares dos quatro ocupantes da aeronave, foi possível concluir que o piloto, Cassiano Tete Teodoro, estava tentando retornar a São Paulo, de onde havia decolado pouco antes, no início da tarde do dia 31 de dezembro.

    “Ele saiu [do local onde a aeronave havia pousado], voou um pouco, ficou tentando escapar das nuvens para retornar a São Paulo e não conseguiu, infelizmente”, diz Campos Melo.

    O coronel Ronaldo Barreto de Oliveira, chefe do Comando de Aviação da Polícia Militar de São Paulo, afirmou também que ainda não é possível esclarecer o que provocou a queda. Entretanto, ele cita que, provavelmente, as condições climáticas adversas contribuíram para o acidente.

    “Ele [o piloto] pode entrar no mau tempo, perder visibilidade e a consciência situacional e desorientar. É comum para quem entra inadvertidamente na área de nuvem”, explica.

    Veja fotos: Helicóptero desaparecido é localizado em Paraibuna

    Passageira mandou mensagem ao namorado e falou sobre pouso

    A jovem Letícia Rodzewics, 20 anos, que estava a bordo da aeronave, chegou a enviar ao namorado na tarde de 31 de dezembro uma imagem do local onde o equipamento havia pousado por causa da neblina.

    Na ocasião, ela não soube precisar onde estava. Mas, posteriormente, as investigações revelaram que o pouso havia sido feito em Paraibuna, próximo à represa.

    Ela mandou também um vídeo mostrando que havia muita neblina no local onde a aeronave estava. Letícia disse estar com medo e falou que o piloto estaria tentando voltar.

    Veja o vídeo: