Helicóptero acidentado é “muito usado”, mas tem “limitações”, diz especialista
Acidente ocorreu no início da tarde desta sexta-feira (17) em São Paulo; acidente será investigado pelo Cenipa
O especialista em gerenciamento de riscos e segurança Gerardo Portela afirmou à CNN que o helicóptero Robinson R44 II é um dos mais utilizado no Brasil, mas que possui limitações técnicas. Uma aeronave desse modelo caiu em São Paulo no início da tarde desta sexta-feira (17), deixando quatro mortos.
“Esse helicóptero é um dos mais usados no Brasil, faz muito táxi aéreo, mas não é dos modelos mais avançados”, explicou ele, que lembrou o fato de essa aeronave ter um “ótimo custo benefício”.
As causas do acidente serão investigadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).
O advogado da Helimarte, Sérgio Gegers, descartou que a queda do helicóptero tenha sido causada por uma pane seca, nesta sexta-feira (17).
Segundo o advogado, a aeronave modelo Robinson R44 II tinha situação regular na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Ele confirmou que o helicóptero fazia o trajeto entre Guarujá, no litoral sul paulista, e a capital.
Lucas Cobra, gerente de uma empresa da região, testemunhou o ocorrido e contou à CNN. “Estava dentro do escritório, ouvi um som caindo sobre meu telhado, ouvi outro barulho no caminho da rua. Quando sai, eu vi que tinha pessoas correndo. O helicóptero caiu numa área de uma antiga fábrica.”
Uma das maiores fabricantes do mundo
A Robinson Helicopter Company, fabricante do helicóptero que caiu na região da Barra Funda, em São Paulo, na tarde de hoje, é uma das maiores do mundo.
Ela foi criada em 1973 na Califórnia, nos Estados Unidos, e produziu mais de 13.000 helicópteros civis para o mundo todo.
De acordo com a empresa, os modelos mais vendidos são o R44 e o R66. O modelo do helicóptero que caiu em São Paulo é Robinson R44 II.
Em 2020, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) declarou que os helicópteros Robinson modelos R44 e R44 II deveriam ter as pás do rotor principal com Part Numbers C016-2 ou C016-5 substituídas pelas pás com Part Number C016-7.
Os modelos R22, R22 Alpha, R22 Beta e R22 Mariner também precisavam de substituições técnicas, de acordo com a Agência.
A Robinson Company afirma em seu site oficial que “dá grande ênfase à segurança” e realiza cursos mensais de segurança para instrutores de voo de helicóptero e cursos de manutenção para técnicos.