Na Grande Porto Alegre, mais duas cidades ficam totalmente desabastecidas de água
Em Gravataí, 45% dos imóveis estão sem fornecimento; “não dá para desperdiçar um copo de água”, diz prefeito da capital
Na Grande Porto Alegre, mais duas cidades ficaram totalmente desabastecidas de água devido às chuvas no Rio Grande do Sul: Guaíba e Eldorado do Sul.
A informação consta em um boletim da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), que atende pouco mais da metade da população gaúcha, da tarde deste sábado (4).
Nas cidades no entorno de Porto Alegre, apenas a estação de tratamento de água de Gravataí, a segunda cidade-satélite mais populosa da região, segue operando. Ainda assim, apenas 55% dos imóveis estão com fornecimento pela empresa operando.
Em Canoas, a principal cidade-satélite da região, onde um hospital alagou e geradores colapsaram, obrigando a transferência de pacientes, o desabastecimento é de 100%.
Outras cidades com fornecimento interrompido são Alvorada, Cachoeirinha, Esteio, Sapucaia do Sul e Viamão. Todas formam parte da regional Metropolitana da Corsan – a metrópole Porto Alegre tem órgão próprio.
Dada a situação, a Corsan pediu que a população faça um “uso prioritário da água para serviços básicos, já que haverá racionamento”.
“Até o momento, a Corsan mobilizou 55 caminhões-pipa e instalou 47 geradores para suprir a falta de energia elétrica nos sistemas operacionais em cidades onde foi possível, por acesso rodoviário, entregar os equipamentos”, disse a empresa em nota.
A mobilização citada em nota diz respeito a todo o território gaúcho. Segundo a companhia, “um total 64 de municípios estão desabastecidos em todo o estado, interrompendo o fornecimento de água em 906 mil imóveis”.
Mais cedo, em entrevista coletiva, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), alertou que, na capital, das seis estações de tratamento do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE), quatro estão com operações suspensas.
“Teremos um problema sério de água na cidade de Porto Alegre”, alertou Melo. “É fundamental que não haja desperdício de água. Não dá para desperdiçar um copo de água, neste momento”, acrescentou.
VÍDEO: Fazemos apelo por doações, diz prefeito de Porto Alegre
* Com informações da Estadão Conteúdo